As 50 mulheres mais influentes no mundo das start-ups e do capital de risco da Europa
A EU-Startups acaba de revelar o Top 50 das mulheres mais influentes no ecossistema das start-ups e do capital de risco da Europa. A lista começa com Alice Bentinck, cofundadora da Entrepreneur First, e termina com Tugce Bulut, a fundadora e CEO da Streetbees.
Embora as mulheres ainda estejam sub-representadas no mundo das start-ups e do financiamento de risco, existem empreendedoras e investidoras que se têm destacado em toda a Europa. A publicação on-line EU-Startups reuniu uma lista com mais de 250 potenciais candidatas e selecionou as 50 mais influentes no ecossistema das start-ups e do capital de risco no velho continente. Ora veja.
Alice Bentinck é cofundadora da Entrepreneur First, uma das principais impulsionadoras de empresas do mundo, bem como do Code First: Girls, um curso gratuito de meio ano para estudantes do sexo feminino.
Alice Zagury é cofundadora e CEO da The Family, uma aceleradora de start-ups sediada em Paris, com a missão de capacitar empreendedores na procura por um modelo de negócios repetível, escalável e lucrativo.
Alisée de Tonnac é uma empresária suíça, tendo sido cofundadora de Seedstars World, um concurso global de start-ups que abrange mais de 65 mercados emergentes e em desenvolvimento.
Alix de Sagazan é a cofundadora e co-CEO da AB Tasty, com sede em Paris, uma plataforma líder de otimização para profissionais de marketing eletrónico, que permite modificar os sites sem requerer fortes competências técnicas.
Avid Larizadeh Duggan é uma empresária de Londres e cofundadora da loja online de luxo de acessórios de moda Bottica.com. O seu percurso inclui ainda as funções de General Partner do Google Ventures e hoje é COO da Cobalt Music.
Brigitte Baumann é francesa, vive em Zurique, é fundadora da Go Beyond Early Stage Investing e cofundadora do movimento Rising Tide Europe. Em 2015, a EBAN considerou-a Investidor Europeu do Ano.
Celine Lazorthes também é francesa. Fundadora e CEO do Leetchi Group, uma empresa de sucesso no mundo FinTech. O projeto inclui o Leetchi.com com mais de 6 milhões de utilizadores e o MANGOPAY, a solução disruptiva de pagamento B2B.
Colette Ballou é a fundadora da Ballou PR, uma agência europeia de relações públicas que trabalha com empresas tecnológicas de alto crescimento, além de investidores em tecnologia.
Corinne Vigreux é uma empresária holandesa e cofundadora da TomTom. É considerada uma líder da inovação europeia.
Delia Fischer é uma empresária de Munique que esteve na génese da Westwing, uma plataforma on-line líder em produtos de design de interiores. Westwing obteve mais de 200 milhões de dólares (187,9 milhões de euros) em financiamento, fez uma oferta pública inicial e é Managing Director.
Dörte Höppner é a ex-CEO da Invest Europe e representou o setor de private equity e de capital de risco da Europa. Atualmente, ela é COO do Riverside Europe Fund, que investe em empresas em crescimento com uma avaliação até 400 milhões de dólares (357 milhões de euros).
Eileen Burbidge é sócia da Passion Capital, uma das principais empresas de VC de tecnologia em fase inicial da Europa, com sede em Londres. Eileen Burbidge é membro do grupo consultivo do primeiro-ministro do Reino Unido.
Elizabeth Varley é a fundadora e CEO da TechHub. A comunidade global de start-ups de tecnologia está sediada no Reino Unido e lidera o TechHubs em sete cidades ao redor do mundo.
Fausta Pavesio é uma empresária, membro do conselho e consultora de Milão, tendo sido nomeada IBAN Business Angel em 2015. Além disso, Fausta Pavesio é Independent Director do espaço de coworking Talent Garden Milano.
Ida Tin é cofundadora e CEO da Clue, a aplicação de saúde feminina que mais cresce no mundo. A Clue, com sede em Berlim, ajuda a entender o ciclo, para que possa descobrir como viver uma vida plena e saudável.
Jessica Butcher é cofundadora e diretora da Blippar de Londres, o principal browser visual do mundo, que recorre à realidade aumentada e à tecnologia de reconhecimento de imagem.
Julia Bösch é a fundadora e CEO da Outfittery. A empresa com sede em Berlim é uma das principais start-ups de comércio eletrónico da Europa, que visa revolucionar a experiência de compra para homens.
Justine Roberts é uma empresária de Londres e CEO do Mumsnet, o site mais popular do Reino Unido, e Gransnet, um site dedicado a quem tem mais de 50 anos.
Kaidi Ruusalepp é a fundadora e CEO da Funderbeam, um mercado em que as start-ups são financiadas e comercializadas além-fronteiras. A Funderbeam, sediada na Estónia, junta análise de start-ups, investimentos e negociações no mercado secundário.
Karen Boers é cofundadora e Managing Director da Startups.be – uma organização que apoia start-ups na Bélgica. Karen também é membro do conselho e ex-CEO da European Startup Network.
Karoli Hindriks é uma empreendedora estoniana que fundou a sua primeira start-up aos 16 anos. Hoje é CEO da Jobbatical – uma empresa inovadora que se concentra em ajudar os empregadores a realocar as suas contratações internacionais.
Kinga Stanislawska é a fundadora e Managing Partner da empresa polaca de capital de risco Experior Venture Fund. Kinga Stanislawska também cofundou a comunidade ‘European Women in VC’ de mais de 400 mulheres no espaço de VC europeu e israelita.
Laura Kohler foi anteriormente CEO do European Innovation Hub, que visa aumentar as start-ups de tecnologia na Europa e além-fronteiras. Atualmente lidera a empresa de consultoria Sharkbite Innovation, sediada em Berlim.
Laura Urquizu é CEO da Red Points, uma empresa dedicada a trazer inovação à proteção de IP na Internet. A empreendedora lidera a empresa sediada em Barcelona desde os primeiros dias, tendo ingressado na equipa inicial em 2014.
Lea-Sophie Cramer é a fundadora e Managing Director da Amorelie, uma loja online da moda para a vida amorosa. Antes de Amorelie, a profissional foi vice-presidente internacional da Rocket Internet e Groupon.
Madeleine Gummer v. Mohl é cofundadora e CEO da Betahaus, um espaço de coworking com escritórios em Berlim, Hamburgo, Sofia e Barcelona. É ainda cofundadora do acelerador Hardware.co.
Mar Alarcon Batlle é a fundadora e CEO da SocialCar.com, empresa de aluguer de carros ponto a ponto (P2P carsharing) que atua em Espanha. É membro do conselho da Barcelona Tech City, Adigital e mentora do Conector Accelerator.
Marie Ekeland é cofundadora da empresa de capital de risco Daphni, com sede em Paris. Marie Ekeland também é uma investidora da Criteo e foi assessora do presidente francês sobre tendências digitais.
Marie Helene Ametsreiter é sócia da Speedinvest, empresa de capital de risco sediada em Viena. É também conhecida por fazer parte do programa de TV “2 Minuten 2 Millionen”, a versão austríaca do Shark Tank.
Maria Pennanen é a CEO da start-up de cripto/blockchain Santiment e cofundadora da Accelerator Frankfurt. Com mais de 20 anos de experiência em empreendedorismo, esta profissional já assessorou mais de cem start-ups.
Martha Lane Fox é uma empreendedora que cofundou empresas e organizações como lastminute.com, Lucky Voice, Antigone, Go On UK e Doteveryone.
Mette Lykke é a cofundadora da Endomondo – uma comunidade de fitness social muito bem-sucedida, baseada no rastreamento GPS gratuito em tempo real da corrida. Hoje, é CEO da start-up de impacto social de rápido crescimento Too Good To Go.
Nancy Cruickshank é uma empresária de Londres que fundou o MyShowcase – um serviço de compras de beleza pessoal. Atualmente, é SVP em Transformação Digital de Negócios no Carlsberg Group.
Natalie Massenet fundou a Net-a-Porter em 2000 em Londres como um site em formato de revista para vender roupas de estilistas. Hoje, a Net-a-Porter emprega mais de 3.000 pessoas em todo o mundo.
Nathalie Gaveau é uma empresária de Londres que cofundou a Priceminister (vendida à Rakuten por 250 milhões de dólares – 223,7 milhões de euros), depois liderou a Shopcade e é atualmente Managing Director e sócia da BCG Digital Ventures.
Nicola McClafferty ingressou na Draper Esprit como diretora de investimentos em 2017. Antes disso, foi cofundadora e CEO do marketplace online Covetique e anteriormente foi investidora na Ravensbeck e Balderton Capital.
Paola Bonomo é uma business angel italiana que anteriormente já integrou a equipa de liderança europeia do eBay, liderou os negócios online do maior jornal financeiro da Itália e trabalhou como Marketing Solutions Director no Facebook.
Raffaela Rein é a fundadora e ex-CEO da CareerFoundry, uma start-up sediada em Berlim que é um dos principais destinos de educação online da Europa. Raffaela é também a fundadora e MD da WildWildVentures e Vitalute.
Reshma Sohoni é cofundadora e parceira da Seedcamp, uma organização com sede em Londres que se descreve como o “fundo de sementes da Europa” – identificando e investindo desde cedo em fundadores de capacidade mundial que atacam grandes mercados globais.
Roxanne Varza é a diretora do projeto Station F, em Paris, que atualmente o maior campus de start-ups do mundo. Anteriormente, Roxanne Varza liderou as atividades de start-ups da Microsoft em França.
Sarah Nöckel é uma investidora de capital de risco da Dawn Capital, com sede em Londres. Ela também é a fundadora e editora da Femstreet, uma importante newsletter e comunidade de tecnologia para mulheres.
Sarah Wood é cofundadora e ex-CEO da Unruly. A empresa com sede em Londres obtém vídeos vistos, partilhados e amados em toda a web para marcas que desejam mover pessoas e não apenas alcançá-las.
Sharmadean Reid é a fundadora e CEO da empresa Beautystack, com sede em Londres. Apoiada pela Localglobe e Index Ventures, o Beautystack é uma rede visual de mercado para profissionais de beleza da próxima geração.
Sherry Coutu vive em Londres e é business angel que atua nos conselhos de várias organizações, preside a Founders4Schools e é diretora não executiva da Zoopla e do London Stock Exchange Group.
Sissel Hansen é uma jovem empresária dinamarquesa que fundou a Startup Everywhere, a editora por trás da série de livros ‘Startup Guide’, frequentemente descrita como o Lonely Planet para start-ups.
Sonali De Rycker ingressou na empresa de capital de risco Accel Partners em 2008 e hoje ajuda a liderar o escritório de Londres como sócia. Sonali De Rycker liderou os investimentos da Accel no Spotify, Monzo e Kry.
Steffi Czerny é cofundadora e diretora administrativa da DLD, um dos eventos mais exclusivos do mundo para temas como vida digital, design futuro e empreendedorismo.
Stephanie Hospital é a fundadora do One Ragtime, um fundo global de consultoria em tecnologia e consultoria. Foi vice-presidente executiva da Orange Digital e integrou o conselho da Dailymotion.
Tanja Kufner é a Partner & Head da dynamics.vc. Anteriormente, foi Managing Director da Startupbootcamp Berlin e da Rainmaking Innovation, e também Country Manager Germany da Wayra.
Tugce Bulut é a fundadora e CEO da Streetbees. Fundada em 2015, a Streetbees liga empresas que precisam de dados com equipas no local para os fornecer. A empresa já conta com cerca de 180 funcionários.








