Microsoft France e Schneider Electric querem fomentar energia verde

Dois anos depois de ter entrado em atividade, o hub parisiense Station F recebe mais um projeto de peso: a Microsoft France e a Schneider Electric querem fomentar a energia verde.
A Station F em Paris, já apelidada como um dos maiores campus de start-ups do mundo, foi lançada com o AI Factory da Microsoft – um programa de inteligência artificial (IA), projetado para ajudar start-ups a desenvolver conceitos à prova de IA através de perícia científica, tecnológica e de negócios.
Dois anos após a criação deste hub e 27 start-ups apoiadas, a Microsoft France está focada em ajudar start-ups baseadas em inteligência artificial a contribuir em cinco áreas chave: saúde, ambiente/energia, transporte, serviços financeiros e agro-alimentar. O primeiro acelerador do novo programa “AI for Green Energy” foi lançado em parceria com a Schneider Electric e pretende encontrar novas formas de utilizar a IA para diminuir o consumo e aumentar a eficiência energética.
Inteligência Artificial para Energia Verde
As start-ups selecionadas vão beneficiar da experiência técnica e comercial da Microsoft e da Schneider Electric durante um período de aceleração de três meses. Este primeiro programa tem como objetivo acelerar a transformação digital do setor e ajudar start-ups europeias a continuar o desenvolvimento de IA.
O laboratório Inria, Sigfox, Elaia, Energize Venture e France Digitale também fazem parte das parcerias deste programa e estarão envolvidos em diferentes etapas do projeto, como o fornecimento de start-ups, processos de seleção, coaching entre outras.
Para poderem participar neste programa as start-ups devem ter desenvolvido uma solução de energia verde baseada em tecnologia de inteligência artificial para empresas e organizações. Além disso devem cumprir já deverão ter feito captação de recursos financeiros. O processo de candidaturas decorre até dia 31 de agosto. O anúncio dos seis vencedores será oficializado no dia 2 de outubro, em Barcelona, na Innovation Summit da Schneider Electric.
Agnès Van de Walle, diretora do One Commercial Partner, afirmou estarem muito satisfeitos em “alavancar o nosso ecossistema de parceiros para servir juntos as causas mais importantes para a sociedade. A Schneider Electric trará para esta primeira ação a sua larga experiência e apoio personalizado, acelerando a inovação no setor de energia.” Os projetos de co-inovação são importantes para dirigir a indústria de energia para um futuro sustentável, acrescentou.