Marrocos dá cartas na incubação tecnológica. Conheça o trabalho da Bidaya.
Marrocos está na liderança do desenvolvimento tecnológico em África, segundo o Les Inspirations Eco. O país exporta tecnologia para o Médio Oriente e Norte da África (45%), e registou um crescimento anual de mais de 10% no setor das Tecnologias de Informação nos últimos cinco anos. E promete não ficar por aqui.
A Bidaya, uma das principais incubadoras do país, é uma “Social Green Tech Incubator” que integra a rede internacional GROUPE SOS Pulse. Fundada em 2015, a incubadora já foi “berço” para mais de 60 start-ups com forte impacto social ou ambiental, promovendo formação, mentoria, networking e financiamento, avança o African Business Chief.
A directora da Bidaya, Sarah Diouri, e a sua equipa promovem o desenvolvimento de start-ups através de diferentes áreas de ação, nomeadamente Bidaya Incub, Bidaya Funds, Bidaya Space, Bidaya Lab.
O Bidaya Incub é um programa de 12 meses para start-ups em estágio inicial, que contempla treino e orientação
Já o Bidaya Funds é um programa de três meses para start-ups com uma prova de conceito e oferece treino e financiamento (subsídios e empréstimos sem juros). O Bidaya Space é um programa para aumentar a consciencialização sobre empreendedorismo de tecnologia social em Marrocos através de eventos e campanhas de comunicação. Por fim, o Bidaya Lab é uma iniciativa orientada por parcerias que visa desenvolver novos programas de suporte técnico social.
Aspectos como financiamento de impacto positivo, empreendedorismo responsável, educação adequada, agricultura sustentável ou segurança alimentar enquadram-se na atividade das start-ups “green tech” que têm sido incubadas na Bidaya.
Entre as start-ups que a Bidaya tem apoiado, encontram-se as seguintes :
- A Future Builders é uma start-up de tecnologia avançada. É um centro inclusivo de iniciação tecnológica que democratiza a educação digital e científica, construindo equipas de proximidade na vizinhança para oferecer workshops, acampamentos de férias, dias introdutórios e competição para as crianças.
- Elle Voyage Seule é uma start-up de tecnologia social. É um site colaborativo para mulheres que desejam viajar sozinhas em países árabes e africanos. Esta plataforma de divulgação e o guia de viagem ecológico promovem o empoderamento feminino.
- Tbibcom é uma start-up de tecnologia da saúde. A missão da Tbibcom é ajudar o paciente com cancro a submeter-se ao seu tratamento, fornecer acompanhamento remoto para um melhor tratamento e reduzir o número de mortes, através da educação terapêutica do paciente, bem como de uma plataforma web e de uma aplicação móvel.
- Scube é uma start-up de tecnologia verde. É um escritório de design que investe e inova em projetos sociais e económicos, como o Aïni, e oferece soluções personalizadas de gestão de recursos (energia, água, recursos humanos, etc.), especialmente no setor de agricultura de precisão.
- Fastoosh é uma start-up de tecnologia social. É uma plataforma online que oferece modelos de animação de vídeo que custam 10 vezes menos do que uma agência especializada ou um profissional de design de movimento. Qualquer pessoa, sem conhecimento prévio, pode escolher e modificar o modelo desejado em poucos minutos. Esta plataforma representa um mercado e uma oportunidade de visibilidade e rendimento para os designers de movimento marroquinos. Numa segunda fase, a formação será oferecida a populações desfavorecidas, a fim de integrá-las no mercado de trabalho.
- Circus é uma start-up de tecnologia de ponta que recolhe lixo electrónico, dando-lhe uma segunda vida na forma de um computador de design artístico. Estes computadores fornecem acesso digital a populações em áreas rurais, incluindo formação em código.








