Orbit Fab é a primeira start-up a fornecer água à Estação Espacial Internacional
A tecnologia ao serviço da indústria espacial evolui de forma impressionante. Uma das conquistas mais recentes neste campo foi protagonizada por uma start-up norte-americana.
Fundada em 2018, start-up norte-americana Orbit Fab, especializada em fornecimento de combustível orbital, conseguiu abastecer com sucesso a Estação Espacial Internacional (ISS sigla em inglês) com água, tornando-se a primeira empresa privada a fazê-lo. Na origem deste empreendimento, apresentado pela TechCrunch, esteve um processo de reabastecimento de vários dias, realizado em microgravidade, usando métodos e equipamentos próprios desenvolvidos pela Orbit Fab desenvolveu.
Ao criar e demonstrar com sucesso um sistema que os projetistas da ISS nunca conceberam, a Orbit Fab provou, a par da NASA, as empresas privadas também têm a flexibilidade necessária para construir modelos de negócios na infraestrutura espacial existente.
Mas a tecnologia criada pela jovem start-up tem mais aplicações do que apenas transportar água no espaço. A água foi usada neste exemplo especificamente porque é um dos propulsores mais inertes usados em impulsores de voo espacial, mas os métodos podem estender-se a outros propelentes comuns e possibilitar o reabastecimento de satélites em órbita.
A Orbit Fab está a trabalhar no sentido de estabelecer padrões para interfaces de reabastecimento de satélites a serem usadas em infraestrutura orbital, o que poderia ser uma prática comum para desenvolver satélites reutilizáveis, em vez de adotar o modelo de estação orbital usado atualmente.
Start-ups como o Orbit Fab podem vir a desbloquear a “comercialização” do espaço, identificando pontos na cadeia de valor onde a inovação pode levar à eficiência de custos e recursos e garantir que o negócio espacial seja viável em termos de potencial de lucro.








