Start-ups nacionais levantaram 485 milhões de euros em 2018
O número foi divulgado no Lisbon Investment Summit que se realizou no final da semana passada, na Cordoaria Nacional, numa organização Beta-i.
O valor de investimento de capital de risco em start-ups portuguesas atingiu os 485 milhões de euros no ano passado. Os dados foram reunidos na sequência de um relatório sobre o mercado nacional (que reúne dados dos últimos três anos), realizado pela LC Ventures e pela FNABA (Federação Nacional de Associações de Business Angels), e divulgados no âmbito da Lisbon Investment Summit, uma organização anual da Beta-i, que decorreu nos dias 6 e 7 de junho, na Cordoaria Nacional.
O referido relatório refere também que, neste período, os investimentos realizados por Business Angels (BA) aumentaram, aproximando-se, assim, dos efetuados por Venture Capital (VC). O maior número de coinvestimentos parece estar na origem desta subida.
Já quanto ao primeiro semestre deste ano, os dados divulgados apontam para a realização de 74 acordos de investimento no valor de 54 milhões de euros e uma média de 700 mil euros por ronda. Do total dos acordos fechados, 89% foram efetuados em empresas em fase seed. As regiões Norte e Centro do país lideram o número de negócios, sendo que Lisboa liderou no montante de capital investido.
No que se refere à média de investimento esta andou na ordem dos 3,2 milhões de euros, divididos pelos 152 negócios fechados durante o ano passado. Note-se que oito em cada dez investimentos foram realizados na fase seed. Comparativamente a 2017, o volume de volume de transações foi 4,4 vezes maior.
O relatório da pela LC Ventures e pela FNABA refere que ainda há potencial de crescimento para o capital de risco nas empresas portuguesas. Outros dados revelantes indicam que o investimento através de VC representa apenas 1% do investimento total em empresas. Pelo contrário, o investimento com capitais próprios assegura a maior fatia (65,4%), seguida do setor bancário (20%), do financiamento europeu (3,2%), e do apoio público (1,2%).
Refira-se ainda que em nove anos, o número de empresas de capital de risco em Portugal passou de 24 para 48. Por outro lado, de 2009 para 2016, o valor de fundos sob gestão passou de 3,1 mil milhões para 4,6 mil milhões de euros, enquanto o número de business angels aumentou de 267, em 2010, para 344, em 2018, e o capital total de 43 para 63 milhões de euros.
O Lisbon Investment Summit é organizado pela Beta-i, em parceria com a Comissão Cultural de Marinha e a Câmara Municipal de Lisboa, e tem o apoio da Google, IE Business School e Grupo José de Mello, entre outras entidades.








