Como podem os líderes alcançar o sucesso através das tendências de negócios de 2019

As tecnologias disruptivas têm vindo a gerar impacto, mas, em 2019, espera-se que essas mudanças sejam inéditas. Quem o diz é Lital Marom, presidente do UNFOLD Media Group, que apresentou algumas dicas para que as empresas descubram o potencial que o seu negócio pode alcançar este ano.
Este ano, os líderes empresariais serão desafiados a aproveitar os benefícios da transformação tecnológica em curso. Mas devem começar por criar confiança com os seus clientes antes de fornecerem os produtos e serviços que podem ser desenvolvidos através do acesso a insights e em tempo real.
Lital Marom, presidente do UNFOLD Media Group, partilhou na Forbes como podem os líderes alcançar o sucesso através das tendências de negócios deste ano.
- Tecnologias de Aceleração
O 5G irá a revolucionar a forma como as pessoas usam a tecnologia, ao multiplicar a velocidade de processamento do computador dez vezes mais do que o normal. Os líderes que conseguirem dominar estas tecnologias e melhorar o desempenho da sua empresa serão a nova aposta dos próximos anos.
- Machine Learning e Inteligência Artificial (IA)
Os avanços no machine learnig e nos algoritmos levarão aos avanços na inteligência artificial. Embora os avanços sejam mais evidentes na operação de veículos autónomos e na robótica em 2019, o progresso em IA continuará a melhorar – e a transformar – a forma como as empresas interagem com os clientes. Estes estão habituados a receber recomendações personalizadas da Amazon e da Netflix, por exemplo. À medida que as relações entre as empresas e os clientes se sedimentam, também aumenta a profundidade das perceções que uma empresa pode ter sobre as necessidades e preferências do cliente. O uso da inteligência artificial permite que as empresas entendam melhor as necessidades daqueles e ofereçam experiências altamente customizadas, personalizadas e sob procura em tempo real.
Para atingir esse próximo nível de personalização, os líderes devem combinar inteligência artificial, análise em tempo real e sistemas de back-end.
- Computação Quântica (Supercomputação)
A computação quântica pode resolver problemas complexos de forma rápida e em grande escala. Por exemplo, atualmente, a previsão tradicional do tempo é limitada ao que os computadores podem calcular dentro de um determinado período de tempo. Cerca de 30% do PIB dos EUA é afetado pelo clima, de alguma forma. Então a capacidade de usar a computação quântica para prever melhor o clima poderá render enormes benefícios económicos, incluindo a possibilidade de mais tempo para preparação para eventuais desastres.
- Blockchain
O maior poder do blockchain reside na sua capacidade de equilibrar privacidade e imutabilidade com transparência em toda a cadeia transacional. Isto responderá à crescente procura dos clientes por transparência e à sua necessidade de saber que as suas informações pessoais estão seguras e protegidas a qualquer momento.
Lital Marom acredita que 2019 será o ano dos tokens não fungíveis (NFTs). Os NFTs diferem de outros tokens, uma vez que representam itens únicos (como uma casa ou uma obra de arte). Criam ativos digitais únicos que não exigem confirmação de autenticidade de uma organização centralizada. A sua importância reside em manter de forma descentralizada o valor de itens distintos e digitalmente escassos. Os NFTs como CryptoKitties são em si algo colecionável (paywall) e estão a ganhar popularidade.
Ao olharmos para o futuro, poderemos ver em breve fichas de jogo e colecionáveis, bilhetes digitais e processos de identificação on-line, todos emitidos como NFTs, explica Marom.
- Realidade Estendida (Realidade Virtual e Aumentada)
Os avanços ao nível da realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e realidade mista (MR) excedem as expetativas em termos de criação e reinvenção das experiências dos clientes.
As marcas criativas podem utilizar a AR e a VR para oferecer experiências mais envolventes aos clientes, de forma a permitir que estes experimentem novos produtos e serviços e aumentem as vendas. Os líderes de negócios também podem criar sistemas de aprendizagem personalizados para os funcionários, o que poderá aumentar a produtividade e reduzir os custos de RH.
As possibilidades de criação são infinitas quando começar a explorar novas formas de se divertir com a AR e a VR.
- Confiança
2019 é o ano em que a confiança se tornará a moeda mais importante para fazer negócios e para definir o sucesso ou fracasso de uma empresa.
Os líderes empresariais que forem capazes de construir confiança serão os que mais beneficiarão das vantagens. Eles obterão não apenas acesso privilegiado às identidades digitais exclusivas dos clientes, mas também poderão entendê-los de uma forma totalmente nova. Essas perceções irão gerar novas oportunidades exclusivas para oferecer produtos e serviços potenciais, individualizados e personalizados.
- Transformação dos funcionários
As empresas passam por uma transformação digital, mas os seus funcionários também. No entanto, muitas vezes os funcionários passam por uma transformação digital mais rápida do que os próprios empregadores. Enquanto muitas empresas criam novos empregos ou se preparam para um futuro tecnologicamente avançado, outras ainda operam tradicionalmente em termos de recrutamento, treino e apoio aos novos funcionários.
Num ambiente global, em que o sucesso digital de uma empresa se baseia na sua capacidade para atrair e reter talento, os líderes empresariais devem superar essa dependência do meio digital. As empresas devem criar as condições para que os funcionários aprendam, cresçam e tenham autonomia para experimentar e inovar. Isso exigirá uma cultura que suporte a inovação e introduza um novo conjunto de métricas de desempenho.
Além disso, hoje os funcionários mudam o seu local de trabalho em média a cada 4,2 anos. Neste sentido, os líderes precisam de implementar sistemas com melhores práticas que estimulem a conectividade e as redes, além de simplificarem as suas operações para responderem a esta nova realidade.
- Segurança Cibernética em Ecossistemas
Todos na indústria de segurança cibernética sabem que os hackers nunca dormem. Enquanto estiver conectado à Internet, as suas informações comerciais e pessoais estarão vulneráveis. Para Marom, este ano, os ataques cibernéticos devem ser uma preocupação primordial para a maioria dos líderes empresariais.
À medida que as empresas se tornam cada vez mais conectadas a parceiros num ecossistema comercial, é fundamental que todos colaborem para levar a segurança cibernética até ao próximo nível.