Start-up do mês: Open Grow

Instalada na incubadora de empresas da AIRV – Associação Empresarial da Região de Viseu, a Open Grow lançou há dois anos o GroLab, que permite controlar o ambiente das plantas e que foi desenvolvido para quem cultiva em casa. Este sistema já é usado em Itália e na Turquia.
Ligar a agricultura urbana aos benefícios da automação e da Internet é o propósito da Open Grow, uma start-up sediada em Viseu que opera no ramo do desenvolvimento de produtos e aplicações dedicadas à agricultura do futuro.
Esta empresa liderada por João Melo e Eddie Piazza desenvolveu o GroLab, o primeiro sistema de automação agrícola direcionado para o pequeno/ médio cultivador, que assim tem acesso a uma ferramenta que permite a automação de tarefas desde a rega e a iluminação até à gestão do ph da água e dosagem de nutrientes.
Nome da Start-up: Open Grow
Fundadores: João Melo & Eddie Piazza
Atividade: A Open Grow é uma empresa portuguesa dedicada à investigação e criação de soluções de automatização para os ambientes de cultivo agrícola.
Volume de negócios: 100 mil euros em 2018.
Porque merece destaque: Segundo a incubadora de empresas onde se encontra instalada, a AIRV, a Open Grow é uma empresa totalmente portuguesa com um elevado nível de exportação, “que desenvolve de raiz um produto altamente tecnológico e inovador”.
“Tem clientes como a ENEA que, em parceria com a Agência Espacial Italiana, usa o produto bandeira da Open Grow, o GroLab, para automatizar uma estufa em ambiente simulado de Marte”, acrescenta a AIRV.
Outro dos clientes da Open Grow é a Associação de Cultivo Vertical da Turquia que está a implementar o seu sistema de automação em contentores reutilizados para produção agrícola.
Outra informação relevante sobre a Open Grow: A Open Grow foi uma das seis empresas selecionadas para a segunda edição do i-Danha Food Lab, um acelerador AgriTech e FoodTech que visa ajudar start-ups e empresas tradicionais a desenvolver soluções mais sustentáveis do que as oferecidas no mercado.
A Open Grow ganhou o 2.º prémio no concurso 4INOVA – Categoria de Tecnologia & Processos, que juntou várias empresas que competiram pelos prémios de inovação. Além disso, o GroLab recebeu 4.5/5 estrelas numa análise feita pela revista Grozine Hydroponics.
Site: https://opengrow.pt/pt/