2019: Economia mundial não vai entrar em recessão, mas vai abrandar

Especialistas indicam que a recessão ainda não vai chegar em 2019. Conheça também um novo espaço de investimento nos meses que se avizinham.

A Golden Wealth Management, sociedade de gestão de património, recebeu ontem, dia 19 de fevereiro, clientes e investidores num evento que teve como objetivo fazer a previsão do que irá acontecer nos mercados financeiros em 2019.

Recessão? Projeções dizem “ainda não”.

As projeções da Golden Wealth Management indicam que 2019 não vai ser o ano em que a recessão vai voltar. Contudo, os números apontam para um abrandamento no crescimento. No caso das economias desenvolvidas, que cresceram 2,3% em 2018, vai haver um desaceleramento de 0,3%. Quando incluímos as economias emergentes neste grupo, o abrandamento é de apenas 0,1% – de 4,6% para 4,5%.

A Zona Euro vai seguir o mesmo caminho, com uma queda de 0,2% nas projeções, passando dos 1,8% dos últimos doze meses para 1,6% no ano corrente.

Do outro lado do Atlântico, nos Estados Unidos, prevê-se que os 2,9% de crescimento verificados em 2018 passem para 2,5% em 2019. Já a rival norte-americana na guerra comercial vai ver os números caírem 0,4%. Em 2019, as projeções apontam para um crescimento de 6,2%.

Contudo, há economias que vão acelerar, como é o caso do Reino Unido (+0,1%), do Japão (+0,1%) e do Brasil (+1,2%).

Entre 1945 e 2018 houve 11 recessões e, segundo os especialistas da Golden Wealth Management, 2019 não vai trazer a 12.ª.

“2018 não vai deixar saudade”

Marcado pela volatilidade dos mercados, 2018 não foi um ano propriamente positivo para os investidores. A guerra comercial e a queda dos preços das ações nas empresas pertencentes à S&P 500 foram apenas dois dos problemas que levaram ao mau desempenho dos mercados.

Para 2019 há várias preocupações, como o novo regime de volatilidade, a continuidade das trade wars e também o populismo.

Os especialistas da GWM deixam ainda a ideia de que, em 2019, os mercados financeiros vão surpreender, mas que, para haver resultados positivos, é importante diversificar a carteira e ter uma gestão ativa.

Um novo espaço com oportunidade de investimento

O evento foi encerrado com a apresentação de António Murta, managing partner da Pathena, um fundo de capital de risco especializado na área da saúde. O investidor indicou que, em 2019, há três grandes espaços com oportunidade de investimento na área da saúde:

1- Uma das grandes apostas no setor da saúde é a prevenção. A introdução de novos dispositivos que são capazes de antecipar a emergência tardia de doenças problemáticas, como o Parkinson, Alzheimer e cancro.

2- Tratamento. A abertura de novos negócios que fomentem tratamentos diferenciados das doenças.

3- Pharmatech. O surgimento de start-ups de base tecnológica com aplicação à indústria farmacêutica. Esta categoria tem o potencial de melhorar a eficiência das grandes empresas farmacêuticas e de criar novas plataformas destinadas à literacia farmacêutica.

Comentários

Artigos Relacionados