Rede irlandesa de business angels quer recrutar 75 novos membros
A HBAN pretende recrutar 75 novos business angels para a sua rede. Os novos investidores terão, em conjunto, 15 milhões de euros disponíveis para investir.
Desde 2007 que a irlandesa Halo Business Angel Network (HBAN) já investiu 90 milhões de euros em start-ups nacionais. Esta rede de business angels, uma das mais ativas da Europa e responsável pela promoção de investimento anjo na Irlanda, pretende continuar a dinamizar o ecossistema da ilha com o recrutamento de 75 novos membros.
Os investidores que se juntarem ao grupo este ano vão ter disponíveis 15 milhões de euros para investir em start-ups com sede na Irlanda. O objetivo, como referiu John Phelan, diretor da HBAN, aos media irlandeses, é fazer uma promoção em duas frentes: por um lado, dar dinheiro aos business angels para estes realizarem investimentos interessantes, por outro, potenciar o universo das start-ups de forma a que nenhum projeto interessante morra por falta de financiamento. “Precisamos de ter todos os jogadores em campo”, concluiu Phelan.
Este tipo de iniciativas tem sido um apoio fundamental para o ecossistema do país. Os 90 milhões de euros que foram injetados em start-ups pela rede irlandesa, nos últimos 12 anos, atraíram outras rondas de financiamento de 150 milhões de euros por parte de fundos públicos e privados. Isto significa que, em pouco mais de uma década, o impacto financeiro da atuação da HBAN pode ser traduzido em mais de 240 milhões de euros.
Entretanto, a procura por novos membros vai começar no dia 14 de fevereiro, numa conferência organizada pela rede. A diversificação e a forma como um portfólio variado pode trazer melhores resultados aos business angels será o tema em destaque no evento. A cimeira contará ainda com a apresentação de investidores e empreendedores irlandeses e internacionais e com pitches de start-ups. O evento é aberto a pessoas que não pertençam à rede.
Introduzir mais mulheres no universo dos investimentos anjo é outra das iniciativas em que a Halo Business Angel Network se tem empenhado. Até 2021, a rede promete recrutar 50 investidoras para formarem um novo fundo de 10 milhões de euros.








