Uber pode estar a negociar a aquisição milionária da Lime ou da Bird

A Uber pode estar a ponderar entrar no mercado das trotinetas elétricas através da compra da Lime – que já opera em Lisboa – ou da Bird. As negociações podem ser fechadas ainda este ano.

A Uber quer tornar-se o destino de eleição para quem precisa de serviços de mobilidade. É por este motivo que a empresa norte-americana parece estar a esforçar-se para adquirir start-ups com serviços de partilha de trotinetes, de forma a diversificar a sua oferta.

A Lime, que já tem as suas trotinetes elétricas verdes a circular pela cidade de Lisboa, é um dos potenciais alvos da Uber, que já detém uma participação minoritária desta start-up de São Francisco. A outra possível aquisição, segundo noticia o The Information, é a Bird.

A publicação internacional reporta ainda que há uma emergência em fechar o negócio antes que o mercado cresça e que as start-ups fechem mais uma ronda de investimento – algo que as permitirá expandir o negócio rapidamente e chegar a novos pontos. As fontes da The Information sublinham ainda que a Uber pretende adquirir os projetos até ao final do ano, o que pode significar que as negociações já estão numa fase bastante avançada.

Questionado por jornalistas sobre a potencial aquisição, o CEO da Bird, Travis VanderZanden, explicou que a “Bird não está à venda”. A publicação The Verge aponta para que esta afirmação tanto possa ser a verdade, como uma tática para negociar.

Recorde-se que a Uber não só conta com investimentos no mercado dos carros – e condução autónoma -, como também em bicicletas, carros voadores e entrega de comida.

Nestas frentes de negócio, a empresa liderada por Dara Khosrowshahi tem investido agressivamente na consolidação ou expansão de mercado, algo visível no relatório financeiro do último trimestre, onde apresentou prejuízos de mais de 900 milhões de euros.

Leia ainda: Táxis voadores vão entrar em circulação em 2023.

Comentários

Artigos Relacionados