Negócio do mês: automóveis, brinquedos e pequenos-almoços

Em vez de um, em agosto destacamos três negócios que marcaram a atualidade e o mês. São de áreas distintas, mas todos eles reveladores do dinamismo do mercado nacional.

Comecemos pelos automóveis, com a gigante tecnológica japonesa Teijin, a comprar a Inapal Plásticos, uma empresa de componentes automóveis, com mais de 40 anos, instalada em Leça do Balio. Não são conhecidos os valores envolvidos no negócio, divulgado a meio do agosto pela Reuters. Um dos responsáveis da Teijin frisou apenas à agência noticiosa tratar-se de uma aquisição que permite à empresa japonesa “concretizar a promessa que fizemos aos nossos acionistas de alargar a nossa tecnologia a nível global, incluindo a Europa”.

Volkswagen, BMW, Mercedes ou Jaguar são algumas das marcas automóveis que trabalham com a empresa portuguesa que atualmente possui duas fábricas, uma no porto e outra mais a sul, concretamente em Palmela. Em 2017, a Inapal Plásticos atingiu vendas na ordem dos 31,9 milhões de euros. Também no ano passado, conquistou o Prémio EDP Energia Elétrica e Ambiente, na categoria indústria.

Green Swan investe na Toys “R” Us

Apesar das dificuldades financeiras que a Toys “R” Us enfrenta internacionalmente, e que levou ao encerramento do negócio nos Estados Unidos e no Reino Unido, o mercado português vai manter a marca/ lojas operacionais.

A empresa portuguesa Green Swan anunciou ter investido na cadeia de brinquedos em Portugal e Espanha, dando, assim, continuidade aos negócios da multinacional norte-americana na península ibérica. Em causa está um investimento, durante os próximos quatro anos, que ronda os 80 milhões de euros revelou a Green Swan à imprensa. O negócio contou com o apoio do Grupo Grupo Toys “R” Us e da Toys “R” Us Ibéria.

Paulo Andrez, representante da empresa, explicou ainda que a aquisição permite manter em funcionamento as lojas e os postos de trabalho. Parte da atual equipa da empresa de deverá manter-se na estrutura de gestão. Refira-se que a insígnia Toys “R” Us tem atualmente na península ibérica 61 lojas e mais de mil funcionários.

A Green Swan está otimista quanto ao futuro da empresa e, de acordo com a informação vinda a público, a cadeia de brinquedos prepara-se para inaugurar já em setembro uma nova loja na capital espanhola.

Breadfast reforça pequenos-almoços com A Tigela Nova

Numa área completamente distinta, destacamos também o negócio protagonizado Breadfast. A start-up portuguesa, especializada na entrega de pequenos-almoços ao domicílio, quer para turistas, quer para residentes, comprou a concorrente A Tigela Nova.

Este negócio, sobre o qual não são conhecidos valores, “resultará numa otimização dos nossos processos e, consequentemente, numa maior capacidade de produção e num serviço melhorado para os nossos clientes” afirmou na ocasião Mário Tarouca, fundador da Breadfast. A start-up tem “muita experiência no setor alimentar e por isso vemos esta aquisição como uma oportunidade para a Breadfast poder crescer e aprender”, acrescentou.

Integrar os conhecimentos e as capacidades de A Tijela Nova, assim como reforçar a aposta na promoção de hábitos de vida saudáveis que esta preconiza, são objetivos que a Breadfast quer implementar agora na nova estrutura empresarial, tendo como meta a conquista de novos clientes.

Atualmente, com uma carteira de clientes acima das 50 empresas, a Breadfast entrega pequenos almoços de segunda a domingo entre as 7h e as 11 horas.  Além disso conta já com 45 parceiros e abrange cerca de 350 apartamentos. A Breadfast, recorde-se, deu os primeiros passos no final do ano passado para dar resposta à necessidade de um gestor de alojamentos locais que pretendia disponibilizar pequenos-almoços aos hóspedes.

Comentários

Artigos Relacionados