Booking.com investe 500 milhões de dólares na Uber chinesa
A Didi Chuxing recebeu um investimento de 500 milhões de euros da Booking.com. O objetivo é complementar os serviços oferecidos pelas duas empresas.
A Didi Chuxing, empresa chinesa homóloga da norte-americana Uber, levantou 500 milhões de dólares (≈425M€) de capital estratégico da holding de viagens e hotéis Booking.com.
O negócio terá como objetivo criar parcerias entre a atuação das empresas chinesa e europeia. A Booking.com vai oferecer os serviços da Didi, através da sua aplicação mobile, e a app da empresa chinesa terá a possibilidade de reservar quartos nas várias plataformas da holding europeia.
Este negócio não terá como objetivo levantar dinheiro, porque o projeto chinês de mobilidade, que recebeu um investimento de quatro mil milhões de dólares (≈3,4mM€) no final de 2017, já veio a público dizer que tem vários milhões de dólares disponíveis para gastar. Em vez disso, o investimento visa criar uma parceria estratégica que beneficie ambas as empresas.
Para além de ser detentora de plataformas de reservas de hotéis, a holding europeia também detém empresas como a Kayak (reserva de voos e hotéis), Priceline.com (reserva de voos e hotéis), Rentacars.com (aluguer de carros) e a OpenTable (procura de restaurantes).
Este tipo de plataformas espalhadas pelo mundo podem ser especialmente proveitosas para a estratégia que a empresa chinesa está a delinear para o curto-médio prazo, na medida em que está a preparar a sua expansão global.
O México, Austrália, Taiwan e Brasil já fazem parte dos países abrangidos por esta estratégia de expansão e a empresa já anunciou que está a preparar uma expansão para o Japão.
O vice-presidente para a estratégia da Didi Chuxing, Stephen Zhu, referiu em comunicado que a “Booking está a liderar a revolução digital da experiência de viagem. Estamos ansiosos por conectar todos os segmentos das viagens e de melhorar a experiência de viagem de toda a gente através de uma estratégia de inovação-colaborada com as marcas da Booking a nível do produto, tecnologia e desenvolvimento de mercado”.
*fotografia de Joel & Jasmin Førestbird.








