2.ª edição do Global Free Electrons em preparação

As inscrições para a 2.ª edição do programa Free Electrons decorrem até ao final de fevereiro.
A EDP, em parceria com sete empresas de energia internacionais, e com o apoio da Beta-i, assinalou ontem em Silicon Valley, o kick-off da segunda edição do Free Electrons. Este “pontapé de saída” serviu para que todos os envolvidos no programa pudessem discutir os detalhes finais relativos à estrutura e gestão da iniciativa.
O Free Electrons consiste num programa de aceleração global no sector da energia que tem como finalidade promover o contacto com start-ups que tenham soluções no domínio da mobilidade, energia limpa, eficiência energética e digitalização (IoT, Big Data, Inteligência Artificial etc.).
A estrutura do programa divide-se em três módulos internacionais de aceleração que decorrerão em diferentes países. Terão sensivelmente a duração de uma semana cada e estão agendados para o período de maio a outubro deste ano. Os participantes vão trabalhar de perto com as utilities, mentores e outros atores locais, de forma a acelerarem o crescimento dos seus negócios. Entretanto, as inscrições (que começaram em dezembro) decorrem até 28 de fevereiro.
Em meados de março será a altura de seleção das start-ups escolhidas para participarem na semana de Bootcamp que decorre em Lisboa no fim desse mês. Depois disso segue-se o 1.º Módulo, repartido entre Sydney e Melbourne, na Austrália, e, posteriormente, o 2.º arranca em Silicon Valley, nos Estados Unidos. O encerramento do programa decorrerá em outubro em Berlim, na Alemanha, altura em que será divulgado o vencedor.
Recorde-se que os oito membros fundadores do Free Electrons são a Ausnet Services (Austrália), DEWA (Dubai), EDP (Portugal), ESB (Irlanda), Innogy (Alemanha), Origin Energy (Austrália), SP Group (Singapura) e Tokyo Electric Power (Japão). O programa tem o apoio da portuguesa Beta-i.
No ano passado, o Free Electrons gerou mais de 2 milhões de dólares de receitas, fruto dos contratos assinados entre as 12 start-ups concorrentes e os oito parceiros.