5 desportistas internacionais que se tornaram empreendedores

Conheça cinco desportistas que depois de terminarem a carreira profissional enquanto atletas decidiram virar-se para o empreendedorismo.

Os desportistas mais mediáticos costumam arrecadar uma quantia de dinheiro considerável durante as suas carreiras, mas chega uma altura em que o corpo já não lhes permite continuar a ter a mesma performance desportiva de sempre.

Se no passado as grandes celebridades desportistas não sabiam o que fazer depois de se “reformarem” do mundo do desporto, hoje os atletas viram-se para o empreendedorismo à procura da mesma adrenalina que tinham em campo.

A lista seguinte engloba cinco desportistas internacionais que são hoje empreendedores.

Kobe Bryant:
Se conhece minimamente o universo da NBA, o nome Kobe Bryant não lhe é estranho. Depois de uma longa carreira de duas décadas no Los Angeles Lakers e de ter conseguido ganhar cinco vezes o campeonato, este super atleta criou, em 2013, a Kobe, Inc. A empresa foca-se em ajudar jovens atletas a chegarem ao seu máximo potencial.

Além da Kobe, Inc, o antigo jogador da NBA criou um fundo de capital de risco, Bryant Stibel, com um orçamento de perto de 85 milhões de euros.

Magic Johnson:
Considerado um dos melhores jogadores de basquetebol de todos os tempos, jogando lado a lado com Michael Jordan na conhecida Dream Team norte-americana, Magic Johnson é possivelmente o empreendedor mais bem-sucedido desta lista. Com ações na equipa da NBA, Los Angeles Lakers, e na equipa de baseball, Los Angeles Dodgers, a Magic Johnson Enterprises tem ainda vários franchisings espalhados pelos Estados Unidos, como os conhecidos Starbucks e Burger King.

Grande parte dos franchisings abertos pelo antigo atleta, e que já são mais de 160 em 19 estados diferentes, são localizados em zonas pouco favorecidas, de forma a criarem oportunidades de trabalho e a melhorarem a economia local.

Shaquille O’Neal:
Outra lenda da NBA é Shaquille O’Neal. Distinguindo-se por ser um empreendedor desde muito novo e por ter uma paixão por tecnologia, um dos grandes feitos do gigante da NBA foi ter sido investidor na Google antes da empresa se tornar pública, o que prova o seu espírito para o negócio. Para além deste tipo de investimentos O’Neal conta também com vários franchising de ginásios e restaurantes.

Tony Hawk:
Sendo o único empreendedor/atleta desta lista fora do mundo da NBA, Hawk mostrou que até modalidades como o skateboarding podem ser uma carreira duradoura se transformar a paixão em ideias de negócio com sucesso.

O empreendedorismo de um dos melhores skaters de todos os tempos levou-o a criar várias linhas de roupa e videojogos, sendo estes alguns dos jogos de consola mais vendidos de sempre.

LeBron James:
James é o único desta lista que ainda é atleta de alta competição. Continuamente a dominar os campos de basquetebol da NBA, LeBron é considerado um dos melhores jogadores de sempre.

Além das grandes receitas enquanto atleta, o jogador dos Cleveland Cavaliers tem uma empresa de media, chamada SpringHill Entertainment, que já lançou várias séries e filmes. Mais, James tem também uma organização de marketing aplicada ao desporto chamada LRMR

Comentários

Artigos Relacionados

Nuno Madeira Rodrigues, CEO do Lusitano Ginásio Clube
Nuno Madeira Rodrigues, CEO do Lusitano Ginásio Clube