MBA nacionais entre os melhores do ranking Financial Times 2026
O Global MBA Ranking do Financial Times voltou a reconhecer a formação executiva portuguesa. A edição de 2026 integra dois programas nacionais.
Os MBA portugueses, e as business schools nacionais, voltam a estar em destaque no Global MBA Ranking do Financial Times, divulgado hoje com a listagem dos 100 MBA 2026. A prestigiada lista internacional começa por colocar o The Lisbon MBA Católica|Nova na 79.ª posição, seguindo da Universidade do Porto – FEP/BPS na 96.ª posição, com o International MBA, da Porto Business School.
“É com grande orgulho que consolidamos a nossa liderança no mercado português, estando entre os melhores MBAs da Europa e do mundo. Esta distinção reforça a nossa responsabilidade de procurar a excelência em todas as dimensões do MBA e de continuar a atrair talento cada vez mais diverso”, afirmou Maria José Amich, diretora executiva do The Lisbon MBA Católica|Nova. Lembra que “atualmente, 80% dos alunos do International Full-time MBA são internacionais, representando 18 nacionalidades, e 53% são mulheres, refletindo a diversidade de percursos académicos e profissionais que caracteriza o programa”.
Por sua vez, a Porto Business School (PBS) entra pela primeira vez, no Global MBA Ranking do Financial Times. Com esta conquista, passa a ter três programas MBA reconhecidos pelo Financial Times: o International MBA, o Global Online MBA (8.º lugar mundial e 4.º europeu no FT Online MBA Ranking 2025) e o Executive MBA (95.º no FT Executive MBA Ranking). O International MBA destaca-se também na métrica de Value for Money, onde ocupa a 12.ª posição mundial, refletindo resultados sólidos na progressão de carreira e um retorno do investimento competitivo à escala internacional, refere a instituição.
“A entrada do International MBA no Global MBA Ranking do Financial Times confirma os padrões internacionais de excelência do programa e o contributo de um conhecimento assente numa visão global. Mais do que um reconhecimento, reforça a nossa responsabilidade de continuar a preparar líderes para um contexto cada vez mais internacional, numa AI-first School, onde a inteligência artificial está integrada no centro da aprendizagem, da tomada de decisão e do desenvolvimento da liderança”, afirmou José Esteves, dean da Porto Business School.
Refira-se que o Global MBA Ranking do Financial Times é liderado pela norte-americana MIT: Sloan, seguida da francesa Insead (na 2.ª posição) e pela Universidade da Pensilvânia: Warton, em 3.º lugar.








