10 start-ups preparam-se para apresentar as suas soluções no Pitch Day da UPTEC

O evento, que marca a reta final da 13.ª edição do programa de aceleração, vai apresentar ideias em áreas como IA, energia sustentável, joias personalizadas e automação inteligente.

É já no próximo dia 28 de janeiro, às 14h30, no Auditório da UPTEC Asprela I, que os projetos de destaque que passaram pela 13.ª edição da Escola de Startups terão a oportunidade de se apresentar ao público. No Pitch Day, evento que assinala o final do programa de aceleração da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, 10 projetos terão três minutos para apresentar as suas ideias de negócio.

Entre as soluções inovadoras que vão subir a palco está uma tecnologia que utiliza celulose e tintas de carbono para desenvolver eletrónica flexível sustentável, uma marca de joias personalizadas criadas a partir de vozes e sons e uma tecnologia de energia eólica aérea baseada em drones que capta a energia de ventos de alta altitude.

Além destas ideias, destacam-se projetos como uma tecnologia de dispositivos fotovoltaicos para interiores, concebidos para fornecer energia fiável a pequenos equipamentos eletrónicos, uma plataforma que identifica automaticamente toda a criptografia existente numa organização e implementa novas proteções, e um projeto que disponibiliza ferramentas práticas e espaços de reflexão orientados para o bem-estar.

O evento irá também contar com a apresentação de uma plataforma de recrutamento video-first que ajuda Pequenas e Médias Empresas a contratar melhor, uma plataforma SaaS orientada para uma colaboração mais eficiente entre fornecedores, e uma solução baseada em Inteligência Artificial que transforma textos longos em resumos áudio com voz humana e tradução instantânea.

Ao longo de três meses, os 16 projetos que participaram no programa tiveram a oportunidade de integrar workshops práticos acerca de temas como análise de mercado, diferenciação, propriedade intelectual e treino de pitch, além de usufruírem de mentoria individual com especialistas e de acesso aos espaços de trabalho da UPTEC. A 13.ª edição da Escola de Startups contou ainda com o apoio da Vodafone Business e da Fundação Santander Portugal, que atribuiu bolsas de inclusão a mulheres empreendedoras e afrodescendentes.

No Pitch Day, os participantes selecionados irão apresentar a sua ideia a um júri, composto por Francisca Vieira Matias (Santander), Tiago Ilharco (NCREP) e Sérgio Rodrigues (COREangels). Além do prémio de Melhor Pitch, o júri irá atribuir um Prémio de Melhor Evolução, assinalando o percurso de um dos projetos ao longo do programa. Será também atribuído um Prémio de Escolha do Público, que dará a oportunidade ao público presente de selecionar a apresentação que mais se destacar.

Ao longo de 13 edições, o programa de aceleração da UPTEC já apoiou cerca de 540 empreendedores e mais de 240 ideias de negócio, das quais resultaram mais de 80 empresas. As startups que passaram pela Escola de Startups – como a Smartex, Addvolt, Adapttech, Wisecrop, Summary, entre outras – angariaram mais de 65 milhões de euros em investimento.

A entrada no Pitch Day da Escola de Startups é gratuita, mas sujeita a inscrição através deste link.

Comentários

Artigos Relacionados