E quando um aeroporto se transforma num mercado de Natal. É o que acontece em Munique.
Um aeroporto nem sempre é só um aeroporto, um local de chegadas e partidas, um ponto de passagem. Em Munique, assim que dezembro se aproxima, passa a ser também palco de um mercado de Natal de fazer inveja a muitos locais históricos.
Está a planear uma viagem à Alemanha nos próximos dias? Munique está no seu roteiro? Então saiba que nem precisa de sair do aeroporto para vivenciar a experiência dos mercados de Natal alemães. Isto porque, pelo 25.º ano consecutivo, o Aeroporto de Munique volta a transformar a praça que separa os Terminais 1 e 2 numa gigantesca festa de natal, onde não falta o tradicional mercado onde se podem encontrar artesanato local e inúmeras sugestões de presentes, as clássicas barracas de madeira com especialidades bávaras, como amêndoas torradas, vinho quente e salsichas, tão próprias da época, uma pista de gelo, de 600 metros quadrados, para quem se quiser aventurar na patinagem, e inúmeras atividades onde não faltam música, espetáculos e oficinas de artesanato para crianças onde estas podem, por exemplo, criar os seus próprios enfeites de Natal. A Árvore dos Desejos é a grande novidade deste ano, e convida os visitantes a escolherem o desejo de uma criança para depois ajudarem a realizá-lo, doando um presente até 18 de dezembro.
O espaço, de acesso gratuito, está preparado para receber viajantes, moradores locais, funcionários do aeroporto e todos os que estão de passagem, oferecendo um pouco do espírito de Natal e a possibilidade de desfrutar de uma experiência inesquecível.
O local pode ser inusitado, mais o natal do Aeroporto de Munique tem conquistado adeptos. Vai estar aberto até dia 28 de dezembro, por isso, se passar por lá, ou estiver de passagem pela Baviera, aproveite o espírito natalício que se vive naquele aeroporto.
Natal além do aeroporto
As festividades do aeroporto podem ser a porta de entrada para outros mercados de natal que caraterizam muitas cidades alemãs, porque partindo da capital bávara não faltam destinos igualmente emblemáticos e cheios de história, com mercados para todos os gostos, desde os medievais, aos tradicionais, e aos mais modernos. A começar pela própria cidade de Munique, concretamente pela Marienplatz que acolhe o principal mercado de Natal, ou pelo mercado medieval, próximo do centro, com artesãos e músicos vestidos com trajes históricos.
Já quem viaja para Berlim tem à escolha cerca de 80 mercados, com ofertas para todos os gostos, sendo que nunca faltam iguarias típicas da época e vinho quente: há mercados direcionados para o público LGBTQ+, feiras de design ou de estilo medieval, conceitos que apostam na sustentabilidade, acolhedores eventos de bairro ou outros que atraem milhares de pessoas.

Berlim
A principal novidade deste ano é o regresso do WeihnachtsZauber (ou Magia do Natal), à recém-renovada praça Gendarmenmarkt. Após cerca de dois anos de obras, mantém o seu esplendor, para o que contribuem as catedrais francesa e alemã e a Konzerthaus. Tenda de artesanato, comida tradicional, mas também iguarias gourmet, espetáculos diários assegurados por artistas nacionais e internacionais fazem parte do programa das festas.
Outra possibilidade é fazer uma visita a Frankfurt. O mercado de Natal da cidade é um dos mais antigos da Alemanha, documentado desde 1393. Tem como pano de fundo a histórica praça Römerberg e a Igreja de São Paulo, com cerca de 230 barraquinhas e estende-se até às margens do rio Meno. Até 22 de dezembro, multiplicam-se os eventos: espetáculos diários, visita de São Nicolau, “concerto” de 50 sinos de dez igrejas, entre outros.

Frankfurt
Novidade desta edição é um mercado de Natal infantil onde as crianças podem dar asas à criatividade decorando biscoitos de gengibre, criando enfeites natalícios ou cartões de Natal personalizados. Já o Natal Rosa inclusivo voltará a decorrer na Friedrich-Stoltze-Platz, oferecendo pratos vegetarianos e veganos e Feuerzangenbowle, um tradicional vinho quente com um cone de açúcar, embebido em rum, a arder. Destaque ainda para a 103.ª edição do Mercado de Natal dos Artistas, que abrange pintura, artes gráficas, gravura, fotografia, escultura e objetos, além de joias e artesanato.








