Entrevista/ “O futuro traz novas oportunidades e estamos preparados para continuar a inovar, aprender e criar impacto”

Marco Batista, Managing Partner da InovaPrime

A InovaPrime celebra 20 anos de atividade com uma trajetória marcada por inovação, crescimento internacional e a criação de soluções que transformam a gestão das organizações. Para assinalar esta data, conversámos com Marco Batista, Managing Partner, sobre a evolução da empresa, o lançamento do Governance.Business e os planos para o futuro.

Desde a sua fundação, a InovaPrime assumiu como lema que “os objetivos dos clientes são os nossos objetivos”. Ao longo de duas décadas, esta filosofia permitiu à empresa trabalhar lado a lado com grandes organizações, expandir o negócio para mercados internacionais e lançar uma solução integrada de governance e de Business Process Management (BPM) – o Governance.Business – , que já impacta clientes em vários setores.

Em entrevista ao Link to Leaders, Marco Batista, Managing Partner da InovaPrime, partilha os momentos chave desta trajetória, os desafios da mudança de modelo de negócio e a visão para os próximos anos, temas que estarão em destaque na 4ª edição do evento exclusivo da InovaPrime.

A InovaPrime celebra este ano 20 anos de atividade. Como resumiria esta trajetória?

Eu resumia os 20 anos da InovaPrime como uma trajetória de crescimento, inovação e reconhecimento. Desde o início que temos tido a oportunidade de trabalhar com grandes organizações, nas mais diversas geografias e em vários tipos de projetos. Estes fatores deram-nos a possibilidade de aprender, crescer e evoluir ao ponto de lançar o nosso próprio produto, o que é excelente.

“Ao longo destes 20 anos houve diversos momentos marcantes, mas há dois marcos que definiram a estratégia e o percurso da InovaPrime. O primeiro foi, sem dúvida, a decisão de internacionalizar (…)”.

Quais foram os marcos mais significativos nestes 20 anos?

Ao longo destes 20 anos houve diversos momentos marcantes, mas há dois marcos que definiram a estratégia e o percurso da InovaPrime. O primeiro foi, sem dúvida, a decisão de internacionalizar, numa primeira fase para Espanha, em 2008, e depois em 2009 para os Países Baixos, um mercado onde a InovaPrime tem, desde o início, uma relação muito próxima. Em segundo lugar, como não podia deixar de ser, o lançamento do nosso próprio software o Governance.Business.

Como evoluiu a cultura da empresa desde a sua fundação até hoje?

Na InovaPrime temos como lema “os objetivos dos nossos clientes são os nossos objetivos”. Com isto quero salientar que as histórias de sucesso dos nossos clientes são as nossas histórias de sucesso. Uma vez que trabalhamos para melhorar a performance e os resultados dos nossos clientes, é essencial criarmos uma relação de confiança, sólida e saudável que privilegie o sucesso dos nossos clientes, que por sua vez será o nosso sucesso. Este lema é suportado por uma cultura de respeito e cuidado pelas pessoas, sejam elas clientes, parceiros ou colaboradores.

A InovaPrime começou como uma empresa de serviços, mas agora também oferece um produto próprio, o Governance.Business. O que vos levou a mudar o modelo de negócio?

Esta mudança de modelo de negócio foi uma resposta ao mercado. À medida que a InovaPrime crescia, também o mercado evoluía — e com ele, o propósito de continuar a ajudar os clientes a simplificar e acelerar o seu negócio. Essa experiência revelou uma lacuna clara: para responder às necessidades dos clientes, era muitas vezes necessário implementar 2 a 3 soluções diferentes com integrações entre elas, o que aumentava custos, complexidade e tempo de resposta, o que não facilita de forma alguma a gestão da organização, bem como cria sérias dificuldades a nível operacional, pois a informação encontra-se de forma diferente em soluções diferentes.

Desta constatação nasceu a ideia de desenvolver um software próprio, uma solução integrada de governance e BPM — o atual Governance.Business.

“Temos tido um crescimento bastante acentuado de ano para ano o que nos permite fazer investimentos em novos mercados para crescermos de forma sustentável”.

Que desafios encontraram na transição de um modelo de serviços para um modelo de produto?

Numa primeira fase, houve alguma surpresa e questões, mas seguidas pela validação e reconhecimento uma vez que o Governance.Business reponde a uma lacuna experienciada por grande parte das organizações.

A aceitação do mercado, o feedback diário dos nossos clientes e o crescente número de projetos que nos são lançados diariamente dão-nos motivação para continuar a crescer nacionalmente e internacionalmente. Temos tido um crescimento bastante acentuado de ano para ano o que nos permite fazer investimentos em novos mercados para crescermos de forma sustentável.

Como o Governance.Business diferencia-se no mercado e qual o impacto que já teve nos clientes?

A InovaPrime desenvolveu o Governance.Business com o objetivo de criar uma solução integrada de governance e BPM para que os clientes não necessitassem de múltiplas soluções, simplificando a gestão do negócio. O Governance.Business foi desenvolvido para apoiar as organizações na governação e gestão da sua estratégia, desde o planeamento até à execução, integrando funcionalidades de gestão de portfólio, projetos, recursos, finanças e serviços. Esta solução diferencia-se do mercado por ser uma solução integrada com a qual as empresas ganham simplificação, digitalização e automação, reforçando a capacidade de tomar decisões informadas e de criar novas formas de trabalhar e colaborar.

Temos tido um impacto bastante positivo nos nossos clientes, com diversos casos de sucesso. Temos clientes completamente autónomos que têm toda a operação do negócio assente no Governance.Business, outros através do módulo de RPA (Robotic Process Automation) estão a reduzir custos com erros redundantes, acelerar e automatizar processos repetitivos e a libertar as suas equipas para funções mais interessantes. E, ainda, clientes que começaram a utilizar o Governance.Business num departamento e, atualmente, é utilizado por toda a organização ou várias entidades do grupo.

Esta mudança reflete uma transformação mais ampla da empresa ou é mais uma extensão natural da oferta de serviços?

Sinceramente, foi uma extensão natural da oferta de serviços, uma vez que constatávamos diariamente as necessidades dos nossos clientes e a construção de um problema ao invés de uma solução que simplificasse a gestão do negócio no dia a dia das equipas, das operações e de toda a dinâmica da organização.

“Esta edição será especial, uma vez que conjuga os 20 anos da InovaPrime e o crescimento do Governance.Business a nível internacional – Angola e Norte da Europa”.

Estão a dois dias de organizar a 4ª edição do evento exclusivo da InovaPrime para clientes e parceiros. O que esperam desta edição?

Esta edição será especial, uma vez que conjuga os 20 anos da InovaPrime e o crescimento do Governance.Business a nível internacional – Angola e Norte da Europa.

Nesta edição, teremos um leque de clientes muito diversificado, dos mais variados setores de atividade, com necessidades e visões bastante diferente. Esta combinação permite-nos trazer o que consideramos ser o ponto alto do evento, a sua essência, que é a partilha das experiências, do conhecimento e das soluções que cada cliente encontra no Governance.Business para responder ao seu problema e, desta forma, criamos uma dinâmica muito interessante. Sem dúvida, que estamos com uma expectativa bastante positiva para esta edição.

Que temas ou novidades estarão em destaque no evento?

O evento terá em destaque o lançamento das novidades do produto, que este ano estarão em torno da funcionalidade de automação (RPA), entre outras, e também pela apresentação do roadmap dos próximos anos, onde vamos dar a conhecer as inovações em que estamos a trabalhar para integrar no Governance.Business.

Qual é a importância deste tipo de encontros para fortalecer a relação com clientes e parceiros?

Estes encontros são essenciais para construir e fortalecer a relação dentro da comunidade do Governance.Business e estarmos mais próximos dos nossos clientes e parceiros em momentos informais, com um foco na aprendizagem e partilha de conhecimentos. O networking e a partilha de experiências são extremamente importantes para uma visão mais alargada do potencial do Governance.Business por todos, uma vez que dada a sua amplitude alguns clientes esquecem-se das funcionalidades que este disponibiliza e, para nós próprios, pela possibilidade de fazermos uma análise das necessidades dos nossos clientes e melhorias ao produto.

“Vejo a InovaPrime como uma empresa que mantém o seu lema e cultura, focada nos seus clientes, na procura de soluções coesas, inovadoras (…)”.

Olhando para os próximos anos, como vê a InovaPrime?

É uma questão interessante, tendo em conta que parece que foi ontem que tudo começou. Vejo a InovaPrime como uma empresa que mantém o seu lema e cultura, focada nos seus clientes, na procura de soluções coesas, inovadoras e que respondam efetivamente às necessidades dos clientes. A curto prazo, vemos o Governance.Business a crescer no plano internacional e a consolidar-se como uma solução robusta.

Que mensagem gostaria de deixar aos clientes, parceiros e à equipa nestes 20 anos de trajetória?

Celebramos 20 anos de inovação, colaboração e confiança. Ao longo destas duas décadas, crescemos lado a lado com os nossos clientes, parceiros e equipa — cada um desempenhando um papel essencial na nossa trajetória.

Aos nossos clientes, agradecemos a confiança contínua. É a vossa visão e os vossos desafios que nos inspiram a ir sempre mais longe, criando soluções tecnológicas que fazem a diferença.

Aos nossos parceiros, deixamos o nosso reconhecimento pela partilha de conhecimento, pela complementaridade e pela capacidade de crescermos juntos, construindo ecossistemas sólidos e sustentáveis.

À nossa equipa, o nosso profundo agradecimento. São a dedicação, o talento e o compromisso de cada um que transformam complexidade em resultados, e tecnologia em valor real.

O futuro traz novas oportunidades e estamos preparados para continuar a inovar, aprender e criar impacto. Obrigado por fazerem parte destes 20 anos de história. Vamos juntos para os próximos 20!

Respostas rápidas:
Maior risco: 
Acreditar no nosso potencial e investir em inovação mesmo quando o caminho não estava totalmente claro.
Maior erro:  Subestimar o tempo necessário para crescer de forma sustentável e estruturada.
Maior lição: O sucesso nasce da combinação entre pessoas certas, compromisso e adaptação constante.
Maior conquista: Construir relações duradouras que geraram impacto real para clientes, parceiros e equipa ao longo de 20 anos.

 

Comentários

Artigos Relacionados