CRON STUDIO procura projetos com potencial para financiamento comunitário

Através do programa Boomerang, a CRON STUDIO quer facilitar o acesso das empresas aos fundos comunitários. Com uma abordagem que redistribui os riscos na fase inicial das candidaturas, o venture studio de Coimbra procura projetos com elevado potencial de impacto. As inscrições terminam a 14 de novembro.

A CRON STUDIO lançou o programa Boomerang, que visa transformar a forma como as empresas se candidatam a fundos comunitários. Com sede em Coimbra, o  venture studio português especializado em tecnologia e finanças procura projetos com elevado potencial de impacto e oferece uma abordagem que redistribui os riscos na fase inicial das candidaturas. As inscrições estão abertas até 14 de novembro.

“Em contraste com o modelo convencional – onde as entidades enfrentam custos significativos antes de qualquer garantia de financiamento -, o Boomerang permite que parte desses encargos seja adiada, ao serem assumidos pelo venture studio numa fase inicial. O objetivo é alinhar interesses e criar uma relação de corresponsabilização entre empresas e parceiros no processo”, explica a empresa em comunicado.

O método de seleção do programa valoriza projetos estruturados, com “uma visão clara de crescimento e impacto sustentável, independentemente do setor de atividade”.

O programa decorre em duas fases distintas. A primeira corresponde ao concurso, momento em que os projetos se candidatam e passam por uma análise preliminar, podendo ser solicitados esclarecimentos adicionais antes da comunicação dos resultados. Na segunda fase, reservada aos projetos selecionados, é feita uma análise mais aprofundada, seguida da elaboração e submissão da candidatura final, com apoio na comunicação com a entidade gestora do fundo e acompanhamento durante a execução do projeto financiado.

“Com o ‘Boomerang’, queremos criar um modelo que torne o acesso a fundos comunitários mais justo e eficiente, ajudando projetos promissores a concretizarem o seu potencial de forma sustentável e inovadora. Já desbloqueamos milhões de euros em apoios para projetos notáveis”, afirma João Silva e Santos, CFO da CRON STUDIO.

Nos últimos três anos, 92% das candidaturas apresentadas a programas semelhantes da CRON foram aprovadas, o que resultou no financiamento a fundo perdido de cerca de 7,5 milhões de euros, envolvendo projetos no valor total de 13,5 milhões de euros.

“Mais do que apoio técnico, os projetos escolhidos neste novo programa podem contar com a colaboração direta de equipas do venture studio nas componentes de engenharia e gestão, com contributos que podem incluir desenvolvimento de software ou hardware, conforme as necessidades da proposta”, reforça a empresa.

As candidaturas estão abertas até 14 de novembro e disponíveis através do site oficial da CRON STUDIO.

Responsável: CRON STUDIO
Área: Todos os setores
Produto: Fundos Comunitários
Mercado: Nacional
Necessidade: Candidaturas a fundos comunitários
Concorrer: Através do site oficial da CRON STUDIO.

 

Comentários

Artigos Relacionados