Sueca Jord na Goparity para financiar fábrica de biocombustível na República Dominicana

O projeto da Jord prevê gerar 36 mil toneladas anuais de combustível verde por cada mil hectares, e contribuir para reduzir o impacto das alterações climáticas.

A empresa sueca de biocombustíveis e créditos de carbono Jord lançou uma nova campanha de financiamento através Goparity, com o objetivo de angariar 365 mil euros para concluir a instalação elétrica da sua fábrica de biocombustível na República Dominicana.

Com uma produção estimada de 36 mil toneladas anuais de biocombustível sustentável por cada mil hectares de terra cultivada de forma regenerativa, o projeto da Jord permitirá substituir combustíveis fósseis, contribuir para a mitigação das alterações climáticas e, em simultâneo, recuperar solos degradados. Além disso, prevê-se a captura de cerca de 11 mil toneladas de CO₂ por ano por cada mil hectares, representando um passo fundamental para a transição energética e resiliência ambiental da região.

Focada em promover a transição energética na República Dominicana, a abordagem da Jord oferece uma alternativa aos combustíveis fósseis ao produzir um combustível renovável que captura mais carbono do que emite ao longo do seu ciclo de vida.

Esta é a terceira campanha de financiamento que a Jord realiza na plataforma Goparity, depois das anteriores que financiaram, respetivamente, a construção de uma unidade de prensagem para a produção

Eva Teekens, COO da Jord, frisou que “o apoio da Goparity e da sua comunidade de investidores tem sido indispensável para a Jord. Num contexto em que o financiamento local é escasso e caro, esta campanha permite-nos concluir a instalação na República Dominicana e dar início à produção, contribuindo para acelerar a transição energética de que a indústria tanto necessita”. Os interessados em investir no projeto podem fazê-lo a partir dos 10 euros.

Comentários

Artigos Relacionados