Leiria: hackathon desafia programadores e designers a desenvolver soluções de IA com impacto real

De 19 a 21 de setembro, o Estádio Municipal de Leiria recebe a 5.ª edição do Geekathon. Durante 48 horas, programadores, designers e empreendedores vão desenvolver soluções de IA para revolucionar a mobilidade sustentável e as fábricas inteligentes do setor alimentar.
A Startup Leiria organiza, de 19 a 21 de setembro, no Estádio Municipal de Leiria, a 5.ª edição do Geekathon – um hackathon de 48 horas que desafia programadores, designers e empreendedores a criar soluções de Inteligência Artificial (IA) para a mobilidade sustentável e para as fábricas inteligentes do setor alimentar.
Durante três dias, o Estádio Municipal de Leiria transforma-se no epicentro da inovação tecnológica, recebendo equipas que vão explorar como a IA pode transformar o futuro). Com os desafios lançados pelos parceiros Synvert xgeeks, o Grupo Lusiaves, a Brainr e AWS, o Geekathon combina programação intensiva, networking e workshops, num ambiente único de criatividade e experimentação.
Os participantes vão poder escolher entre dois grandes desafios ou concorrer a ambos. O Driving the Future of Sustainable Mobility Powered by AI (Synvert xgeeks) que desafia a reimaginar o futuro da mobilidade sustentável, com soluções que otimizem o tráfego em tempo real, tornem o transporte público mais eficiente e inclusivo, ou gerem insights para cidades mais inteligentes e ecológicas;
E o Smart Food Factories: The Future of Food Production Powered by AI (Grupo Lusiaves & Brainr) que convida a explorar o potencial da IA na indústria alimentar, através de projetos que assentam no controlo de qualidade de alimentos em tempo real, manutenção preditiva de máquinas, redução de desperdício, otimização energética e segurança dos trabalhadores.
“A aplicação da Inteligência Artificial à mobilidade e à indústria transformadora está entre as grandes prioridades globais. De um lado, cidades mais inteligentes e sustentáveis; do outro, fábricas mais eficientes, seguras e amigas do ambiente. Estas são áreas de forte impacto económico e social, nas quais Portugal pode afirmar-se como produtor de soluções inovadoras. O Geekathon 2025 coloca Leiria e Portugal no centro desta transformação”, afirma Vítor Ferreira, CEO da Startup Leiria.
Este ano, o Geekathon atribui prémios em quatro categorias: o Best Project, com 1.500 euros em vouchers PCDIGA; o Synvert xgeeks Award, que oferece um Apple Mac Mini a cada membro da equipa vencedora; o Grupo Lusiaves & Brainr Award, que premia cada membro da equipa vencedora com um iPhone 16e 128GB; e o Audience Favourite, escolhido pelo público presente.
Mantendo o compromisso com a comunidade, a totalidade das receitas de bilheteira será doada à associação Mulher Séc. XXI, uma instituição que atua na promoção da igualdade de género e no apoio a vítimas de violência doméstica.
Desde 2019, o Geekathon já reuniu cerca de 300 participantes em 144 horas de maratonas tecnológicas. Em quatro edições, foram atribuídos 12 prémios a mais de 30 participantes, desde material informático e iPhones até vouchers de tecnologia.