Conheça os restaurantes de sonho com listas de espera intermináveis

Conhecidos pelas longas listas de espera como também pela sofisticação dos seus menus, estes restaurantes chegam a exigir reservas com um ano de antecedência.

Se pensa jantar num dos restaurantes mais exclusivos do mundo, talvez seja melhor ter uma segunda opção: as listas de espera são longas — em muitos casos, praticamente inalcançáveis. A gastronomia passou a ser um fator determinante na escolha dos destinos de viagem, além disso, as redes sociais deram ainda mais visibilidade a experiências culinárias únicas em todo o mundo O resultado? Uma procura crescente por mesas em locais icónicos, muitos deles verdadeiros destinos.

Segundo a Forbes, alguns restaurantes exigem reservas com até um ano de antecedência e, muitas vezes, pedem o pagamento antecipado de um valor considerável. Outros definem regras ou desafios para decidir quem terá o privilégio de se sentar à mesa.

Para perceber melhor este fenómeno, a empresa de pagamentos Dojo analisou os tempos médios de espera e os alcance digital dos restaurantes mais concorridos do mundo. A análise revela não apenas os espaços mais disputados, mas também como a procura pela exclusividade está a redefinir a hospitalidade global.

O restaurante mais difícil de conseguir uma reserva é o The Lost Kitchen, na cidade de Freedom, nos EUA. O motivo é simples: todas as reservas dependem da sorte. Em vez de reservas online ou por telefone, os clientes interessados devem enviar uma carta ao restaurante com o pedido de visita, incluindo nome, endereço, telefone, e-mail e a estação do ano desejada para a reserva. As cartas são selecionadas aleatoriamente e os clientes recebem uma chamada a informar que foram escolhidos.

No topo da lista dos restaurantes mais difíceis para conseguir mesa está também o Rao’s, em Nova Iorque, famoso pela quase impossibilidade de efetuar uma reserva. Desde a sua inauguração, em 1896, este restaurante italiano de apenas dez mesas ganhou notoriedade e mantém uma forte lealdade entre os clientes habituais. Por isso, a maioria das mesas está permanentemente reservada para frequentadores assíduos. A melhor hipótese de obter uma reserva é através de contactos pessoais — uma amizade com um cliente regular pode ajudar.

Também em São Francisco o House of Prime Rib é o restaurante mais procurado para grandes celebrações e pelas suas porções generosas de carne. As procuras no Google ultrapassam as 90 mil por mês e o tempo de espera estimado para uma reserva é de cerca de um ano.

O tempo de espera é igualmente longo no Damon Baehrel, em Nova Iorque. Dono e único funcionário, Baehrel recebe os visitantes na sua quinta de 5 hectares, situada a cerca de 180 km a norte de Nova Iorque, onde serve uma cozinha autossuficiente e sustentável, a que chamou Native Harvest. Tem apenas 88 seguidores no Instagram, mas a sua reputação é suficiente para garantir a popularidade

Restaurantes europeus com estrelas Michelin e longas esperas

Três dos melhores restaurantes da Espanha estão entre os 15 mais difíceis de conseguir mesa. O Disfrutar, em Barcelona, possui três estrelas Michelin e espera de até um ano para reservas. Se isso for muito tempo, o El Celler de Can Roca, em Girona, costuma ter tempo de espera de cerca de 330 dias.

E no Mugaritz, com duas estrelas Michelin, em San Sebastian, conhecido pela sua culinária experimental, é necessário reservar com cerca de 180 dias de antecedência.

Em Copenhaga, o Noma, regista cerca de 246 mil pesquisas mensais no Google e conta com mais de um milhão de seguidores no Instagram. Ainda assim, o tempo médio de espera é de 90 dias, sendo que grupos maiores (entre seis e oito pessoas) conseguem geralmente reservar com maior facilidade.

Com três estrelas Michelin e também uma estrela verde Michelin, que distingue a sua abordagem inovadora à gastronomia sustentável, o De Librije, em Zwolle, nos Países Baixos, é reconhecido pela sua cozinha artística e saborosa. Atualmente, encontra-se totalmente reservado até agosto de 2026, mas os clientes interessados podem inscrever-se na lista de espera na esperança de conseguir mesa antes dessa data.

Comentários

Artigos Relacionados