Bolt lança ParkFinder para melhorar estacionamento de trotinetes e bicicletas
A nova ferramenta da Bolt promete reduzir em 8% do tempo de viagem, normalmente desperdiçado à procura de um lugar válido para estacionar trotinetes e bicicletas elétricas
A Bolt lançou em Portugal uma nova ferramenta para ajudar os utilizadores a encontrar rapidamente locais de estacionamento destinados a trotinetes e bicicletas elétricas. O ParkFinder disponibiliza direções detalhadas e imagens dos pontos de estacionamento, um recurso que elimina dúvidas no término da viagem e promove um uso mais organizado e responsável da micromobilidade nas cidades.
Atualmente, os dados disponíveis apontam para que cerca de 10% das viagens terminem em zonas onde o estacionamento não é permitido e esse é um problema que o ParkFinder quer colmatar este problema ao ajudar a prevenir situações irregulares antes mesmo de acontecerem. Assim, à medida que o utilizador se aproxima do final da viagem, a aplicação da Bolt destaca os lugares de estacionamento autorizados mais próximos.
Bastará seguir a navegação na aplicação com informação em tempo real sobre disponibilidade, morada precisa e imagens do local. Para evitar estacionamento incorreto, os lugares sobrelotados ficam automaticamente assinalados a cinzento, e os utilizadores recebem alertas quando uma zona está indisponível, impedindo que terminem a viagem em locais inválidos.
“O ParkFinder elimina essa incerteza. Os nossos utilizadores deixam de ter de se preocupar sobre onde podem estacionar e apenas precisam de seguir as indicações. Isso significa menos confusão, e ruas mais organizadas para todos”, explica Frederico Venâncio, responsável de Micromobilidade da Bolt em Portugal e Espanha.
O ParkFinder integra o sistema Smart Parking 360 da Bolt, uma abordagem que combina inteligência artificial, dados em tempo real e tecnologia integrada nos veículos para tornar o estacionamento responsável. Complementa ferramentas como o ParkAssist+, que recorre à IA para verificar se o estacionamento está correto e impede a conclusão da viagem se as regras não forem cumpridas, e sensores em tempo real que detetam riscos de queda.








