Coca-Cola investe em start-up de pagamento de bebidas por SMS

A Coca-Cola participou numa ronda de investimento, de 13.2 milhões de euros, de uma start-up de bebidas que encontrou uma nova forma de chegar ao consumidor final.
Desde 1886, ano em que a Coca-Cola foi fundada, que os hábitos de consumo se foram alterando. A bebida com mais de 100 anos de existência tem-se adaptado às alterações do mercado com uma enorme eficiência e é, atualmente, uma das marcas mais conhecidas do mundo. No entanto, a última onda que atingiu a Coca-Cola foi a das mudanças de hábitos da sociedade – e, em especial, dos millennials – que têm cada vez menos interesse por refrigerantes. Tanto que há uma nova obsessão entre os investidores: a água com gás com sabor que substituí as bebidas pouco saudáveis.
E tal como outras grandes empresas estabelecidas no mercado, mas que não conseguem manter o interesse do seu público-alvo, a Coca-Cola injetou capital numa start-up com uma marca e um modelo de negócio atraente e moderno.
A visada é a Iris Nova, empresa responsável pelo fabrico da bebida Dirty Lemon e por uma loja no bairro de Tribeca, em Nova Iorque, onde – à semelhança da loja futurista da Amazon – não existem caixas registadoras. Em vez disso, os consumidores pagam as bebidas através de mensagens de texto.
Com esta ronda de investimento liderada pela Coca-Cola foram injetados 13.2 milhões de euros na start-up, que está agora avaliada em cerca de 53 milhões de euros. Esta participação abre uma oportunidade para a fabricante norte-americana de refrigerantes encontrar novas formas de atrair clientes através de canais alternativos, como as redes sociais e as vendas diretas ao consumidor – sem passar por um intermediário.
“Acreditamos num futuro onde os consumidores vão ter uma ligação direta com as marcas, e isso não se consegue no sistema tradicional de retalho”, sublinhou o fundador e CEO da Iris Nova, Zak Normandin, à Bloomberg.
Apesar do investimento também abrir uma grande oportunidade para a pequena marca de bebidas, Normandin aponta que a sua ideia não passa por expandir para grandes superfícies como o Walmart, visto que isso “diluiria tudo o que construímos”.
Além da Coca-Cola, houve outros nomes conhecidos a juntarem-se à ronda de investimento. A atriz Kate Hudson, o executivo do mundo tecnológico Tim Armstrong e o ex-atleta dos New York Yankees, Alex Rodríguez, estão entre os investidores que apoiaram a Iris Nova na última recolha de capital.
O objetivo da empresa consiste em atingir o ponto de equilíbrio económico até ao final do próximo ano. No final de 2021 espera atingir 88 milhões de euros em vendas.