Century 21 lança fintech para facilitar crédito à habitação

Com uma plataforma digital integrada com os principais bancos e um investimento de cerca de 3 milhões de euros, a Finance21 quer apoiar mais de 6 mil famílias por ano já em 2026, promovendo um acesso mais justo e eficiente ao crédito habitação.
A Century 21 Portugal decidiu reforçar o serviço de intermediação de crédito com uma infraestrutura digital de última geração. A Finance21 nasce como uma marca independente da rede imobiliária, com identidade própria e capacidade para servir qualquer cliente, mesmo que não esteja ligado à marca ou a uma agência da rede.
Este sistema permite a “integração direta com os principais bancos nacionais, assegura total conformidade com os requisitos do regulador e oferece uma experiência mais simples e segura para os consumidores”, explica a Century 21 em comunicado.
“O acesso ao crédito habitação em Portugal continua a ser lento, desigual e, muitas vezes, pouco transparente. Com a FINANCE21, queremos liderar a digitalização responsável do setor – sempre com supervisão, apoio técnico e foco no consumidor. Com os nossos intermediários de crédito locais, este é e será um negócio de pessoas para pessoas”, afirma Ricardo Sousa, CEO da Finance 21 e Century 21 Portugal.
A plataforma integra simulações em tempo real com a maioria das instituições bancárias, permitindo a clientes e analistas de crédito comparar, de forma instantânea, diferentes propostas (FINEs), validações automáticas de documentação, a possibilidade de o cliente obter e enviar automaticamente toda a documentação necessária através de ligação com entidades oficiais, e nvio e receção segura de documentação entre banco, cliente e intermediário de crédito e preenchimento automático de propostas e contratação digital via APIs com as principais instituições de crédito a operar em Portugal.
Tudo isto com validação por inteligência artificial, rastreabilidade total e procedimentos de Prevenção do Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo (PBC/FT) integrados, desenvolvidos em colaboração com a EY.
“A infraestrutura tecnológica Finance21 nasce de um esforço das equipas internas de IT da Century 21, em parceria com as principais instituições de crédito portuguesas. Atualmente, está a ser desenvolvida em colaboração com a Finsolutia, uma entidade especializada em soluções digitais na jornada do crédito habitação”, revela Ricardo Sousa.
Logo na fase inicial, cada pessoa pode saber quanto pode investir na compra de uma casa e qual o encargo mensal sustentável, com base numa análise realista da sua situação financeira. Esta abordagem – começar pelo crédito – permite procurar uma casa com critérios bem definidos e compatíveis com o orçamento.
O serviço está disponível em todas as agências Century 21, através de uma rede com mais de 400 profissionais especializados na Intermediação de Crédito, distribuídos por mais de 200 lojas em todo o território. Todas as empresas da rede estão registadas no Banco de Portugal como Intermediários de Crédito Vinculados (ICV) e todos os profissionais são certificados segundo os critérios do regulador, garante a Century 21.
Dentro de um ano, a rede Century 21 estima ultrapassar os mil milhões euros anuais em volume de crédito intermediado, apoiando diretamente mais de 6 mil jovens e famílias no acesso à habitação, duplicando a atual média anual de 500 milhões de euros.
Além disso, a estimativa da marca é encerrar o ano de 2025 com um volume de nova contratação superior a 750 milhões de euros, com um valor médio por processo de cerca de 170.000 euros, uma Debt Service-to-Income (DSTI) média inferior a 35% e um Loan-to-Value (LTV) inferior a 75% – sinal claro de solidez financeira e perfil responsável dos clientes apoiados pela rede.