TIME e a Statista listam as empresas mais sustentáveis do mundo. Seis são portuguesas.
A Statista e a TIME identificaram as Empresas Mais Sustentáveis do Mundo de 2025 com o objetivo de destacar a responsabilidade corporativa e promover práticas sustentáveis. Portugal tem seis empresas na lista.
Grupo EDP, Jerónimo Martins, REN (Redes Energéticas Nacionais), NOS, Sonae e Altri são as empresas portuguesas que integram o ranking das Empresas Mais Sustentáveis do Mundo de 2025.
Da responsabilidade da Time e da Statista, o ranking das Empresas Mais Sustentáveis do Mundo em 2025 pretende reconhecer as empresas que priorizam a sustentabilidade, ao mesmo tempo que estabelece uma referência para outras empresas, promovendo a transparência e a responsabilização, além de incentivar a integração da sustentabilidade às principais estratégias corporativas.
Assim, e para acompanhar a forma como as principais empresas globais, de vários setores de atividade, estão a enfrentar os desafios associados à sustentabilidade, a TIME e a empresa de dados fizeram uma parceria para classificar as 500 empresas mais sustentáveis do mundo com base no seu compromisso público e no progresso em direção às metas de sustentabilidade. Muitas empresas que se classificaram no topo da lista fornecem principalmente serviços digitais, como serviços bancários, consultoria, comunicações e pesquisa ou fornecem energia renovável para outras.
A empresa mais bem classificada na lista deste ano, e do ano passado, foi francesa Schneider Electric que fabrica software de gestão de energia e aconselha outras empresas sobre como reduzir suas emissões. No seu relatório do primeiro trimestre de 2025, a Schneider assegurou ter superado as metas de sustentabilidade em 2024. A espanhola Telefónica ocupa a segunda posição do ranking enquanto a Brambles, da Austrália, fecha o top 3. (Consulte a lista completa).
A presença portuguesa também se fez notar com o Grupo EDP a registar a melhor performance ao ocupar a 73.ª posição na lista das 500 empresas analisadas.
Empresas portuguesa na lista das 500 mais sustentáveis









