Future Voltaics vence 2.ª edição do Programa Colmeia da Galp

Vencedores do Programa Colmeia

O Programa Colmeia distinguiu a start-up espanhola FutureVoltaics. Destacou-se com um sistema fotovoltaico patenteado que reduz em 50% o tempo para retorno de investimento em painéis solares.

Organizado pela Galp, através da Fundação Galp e da plataforma de inovação Upcoming Energies, e pela Câmara Municipal de Matosinhos, o programa de inovação colaborativa Colmeia escolheu como vencedora da 2.ª edição a Future Voltaics. Trata-se de uma empresa espanhola que desenvolveu um sistema fotovoltaico patenteado, designado VECTHOR, que reduz em 50% o tempo para retorno de investimento em painéis solares. A sua tecnologia usa trackers verticais com painéis bifaciais e refletores, direcionando a luz para os painéis e tirando maior partido da irradiação solar. Com o primeiro lugar a empresa arrecadou 50 mil euros.

O segundo lugar deste programa foi para a também espanhola Inergy BCN que apresentou uma solução para gestão de comunidades de energia e sistemas solares coletivos, com recurso a IA e tratamento de dados, dirigida a autoridades locais, cidadãos e empresas.

A portuguesa Nilg.AI conseguiu o terceiro lugar com uma proposta de mobilidade sustentável apoiada em inteligência artificial. Analisa imagens ao nível da rua e dados de fonte aberta com o objetivo de otimizar a gestão de infraestruturas urbanas – por exemplo, para identificar melhores lugares para estacionamento ou para paragens de autocarros. O segundo e terceiros lugares ganham, respetivamente, 30 mil e 20 mil euros. Este programa, que pretende posicionar Matosinhos como uma referência internacional na inovação e descarbonização, teve duas categorias a concurso – Mobilidade Urbana e Logística e Energia Resiliente e Inteligente –às quais concorreram 95 start-ups, de 20 países da Europa, Estados Unidos, América Latina, Ásia e África.

O Programa Colmeia dispõe de uma dotação total de meio milhão de euros para apoiar projetos que posicionem Matosinhos como referência internacional na inovação e descarbonização, e que deem resposta aos desafios locais identificados pelo município.

“O sucesso do programa Colmeia é uma evidência clara da relevância das parcerias estratégicas entre o setor público e o privado. Em Matosinhos, temos vindo a desenvolver de forma consistente um ecossistema único para a inovação, alicerçado num território com enorme potencial e múltiplas áreas de excelência — desde a economia azul à mobilidade, passando pela biotecnologia e pela indústria aeroespacial, entre outras”, afirmou Marta Pontes, vereadora da Economia, Turismo e Internacionalização da Câmara Municipal de Matosinhos.

“Criámos um programa de ambição global, mas de implementação local que colocou Matosinhos no radar dos empreendedores e que materializa o compromisso da Fundação Galp com o desenvolvimento sustentável do território”, acrescentou Sandra Aparício, diretora executiva da Fundação Galp.

Comentários

Artigos Relacionados