Conselho Europeu de Inovação a caminho de tornar-se o principal investidor em deep tech, diz relatório

O Fundo EIC emergiu como um investidor líder em tecnologia early stage na Europa, concluiu mais de 150 rondas de investimento em start-ups e PME, e atraiu mais de 2,6 biliões de euros em coinvestimento em rondas de capital direto, revela o EIC Impact Report 2025.

Por ocasião do seu 4.º aniversário, assinalado no início deste mês, em Bruxelas, o Conselho Europeu de Inovação (EIC- European Innovation Council) apresentou o seu Relatório de Impacto do EIC (EIC Impact Report 2025 ) no qual fica patente o seu crescente papel como o investidor preferido dos empreendedores europeus de deep tech.

Parte integrante do programa de investigação e inovação da União Europeia Horizonte Europa, o Conselho Europeu de Inovação apoia a investigação europeia no domínio da deep tech e as empresas de elevado potencial em fase de arranque.

A edição de 2025 destaca alguns aspetos da atividade do Conselho Europeu de Inovação, entre os quais o percurso do Fundo EIC (criado em 2020) que emergiu como um investidor líder em tecnologia em early stage na Europa. Concluiu mais de 150 rondas de investimento em start-ups e PMEs, no âmbito do Horizonte Europa, incluindo 60 rondas em 2024. Acresce que o Fundo também atraiu mais de 2,6 biliões de euros em coinvestimento em rondas de capital direto, principalmente de investidores privados, revela relatório.

O EIC Impact Report 2025 salienta ainda o papel desenvoçlvido pelo EIC para acelerar a trajetória de crescimento das start-ups. Mais de 70 empresas apoiadas pelo EIC alcançaram o status de “centauro“, ou seja, com avaliações superiores a 100 milhões de euros, e seis dessas empresas estão avaliadas em mais de 500 milhões de euros.

Por outro lado, as empresas apoiadas pelo EIC experimentam, em média, um aumento de 50% no emprego e na faturação dois anos após receberem um prémio do EIC. Além disso, através dos Serviços de Aceleração de Negócios do EIC, foram agilizados 230 negócios com empresas, investidores, compradores e outros parceiros.

Responsável também pela criação de um pipeline de novas tecnologias, o EIC desempenhou um papel fundamental na geração de novas tecnologias a partir da base de pesquisa europeia. Os projetos Pathfinder e Transition do EIC geraram mais de 1.300 inovações e levaram à criação de mais de 100 empresas spin-out.

Refira-se que este relatório abrange aproximadamente 706 start-ups, 402 projetos de pesquisa avançada e 183 projetos voltados para comercialização de resultados de pesquisa financiados entre 2021 e 2024.

Comentários

Artigos Relacionados