ZeroPact vence desafio do El Corte Inglés e inicia piloto para testar tecnologia

A start-up portuguesa ZeroPact conquistou o 1.º lugar no El Corte Inglés Retail Challenge durante a Web Summit. Agora vai testar a sua tecnologia nos espaços El Corte Inglés.
A ZeroPact, start-up focada na descarbonização, foi a vencedora do El Corte Inglés Retail Challenge (no valor de 15 mil euros), uma competição realizada durante a Web Summit, que teve lugar na semana passada, em Lisboa.
Com uma solução gratuita que permite às empresas de ecommerce integrar o cálculo e a compensação da pegada carbónica dos seus produtos, a ZeroPact vai agora iniciar um piloto com o El Corte Inglés, testando a sua tecnologia.
“É entusiasmante saber que o projeto vencedor foi na área da sustentabilidade, o que revela o compromisso da empresa em trabalhar continuamente na redução da sua pegada ambiental. A aplicação da tecnologia na área de sustentabilidade permite fornecer aos clientes informações claras e precisas sobre a pegada de carbono dos produtos que adquirem. Além disso, pode criar um modelo replicável para o setor como um todo, impulsionando uma transformação mais ampla em direção à sustentabilidade”, afirma Vasco Marques Pinto, responsável de Sustentabilidade do El Corte Inglés
Utilizando inteligência artificial, a plataforma analisa as emissões de CO₂ ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos, desde a extração das matérias-primas até ao final de vida do produto. Com a aproximação da obrigatoriedade do Digital Product Passport (DPP) em 2027, a ZeroPact oferece, assim, uma solução prática e acessível para as marcas avaliarem e reduzirem o impacto ambiental, ao mesmo tempo que envolvem os consumidores na jornada pela sustentabilidade.
João Morgado, CEO da ZeroPact, salienta que “87% dos portugueses manifestam interesse em saber a pegada carbónica das suas compras, com esta percentagem a subir para 90% entre as mulheres. No entanto, apenas 15% conhecem a sua própria pegada carbónica, apesar de 74% já estarem familiarizados com o conceito. Este cenário evidencia uma grande oportunidade para as empresas liderarem na comunicação de sustentabilidade e oferecerem ferramentas que ajudem os consumidores a tomar decisões mais informadas e sustentáveis”.
Paralelamente à conquista deste prémio, a ZeroPact tem planos de expansão para toda a Europa, focando-se em mercados europeus estratégicos devido à legislação emergente que, até 2027, obrigará as empresas a adotarem passaportes digitais de produtos e práticas de sustentabilidade mais rigorosas.