A Ler: Génesis

Inteligência artificial, esperança e o espírito humano são alguns dos assuntos abordados neste livro escrito por Henry Kissinger, Craig Mundie e Eric Schmidt.
Do que fala
Traçando uma rota entre a fé cega e o medo injustificado, Génesis define uma estratégia eficaz para navegar na era da Inteligência Artificial (IA). Da autoria do estadista Henry Kissinger em coautoria com os tecnólogos Craig Mundie e Eric Schmidt, este livro prepara os decisores de hoje para as escolhas de amanhã, e aponta caminhos para aproveitar as oportunidades apresentadas pela IA sem cair nas forças mais obscuras que esta revolução desencadeou.
Os autores lembram que à medida que a inteligência artificial (ia) se torna mais dinâmica e omnipresente, vai habilitando dramaticamente as pessoas em todos os setores da vida, enquanto suscita questões urgentes sobre o futuro da humanidade — um desafio histórico cujos contornos e consequências são revelados aqui por três eminentes pensadores.
Ao processar dados, ganhar autonomia e intermediar entre os humanos e a realidade, a IA irá ajudar-nos a enfrentar enormes crises – desde as alterações climáticas aos conflitos geopolíticos e à desigualdade de rendimentos. É bem possível revolucione domínios tão diversos como a medicina e a arquitetura, e eleve o espírito humano a alturas inimagináveis.
Contudo, alertam, a IA também vai colocar desafios a uma escala e intensidade nunca vistas – usurpando o nosso poder de julgamento e ação independentes, testando a nossa relação com o divino, e talvez até mesmo estimulando uma nova fase na evolução humana. Quem vamos escolher para liderar a nossa espécie neste território desconhecido? Ou será que nós, passiva e inconscientemente, já escolhemos?, questionam Henry Kissinger, Craig Mundie e Eric Schmidt.
Quem escreveu
Henry Alfred Kissinger (1923-2023) foi um diplomata norte-americano, de origem alemã, nascido em Fürth. Depois de uma longa carreira académica, foi conselheiro do presidente Nixon (1968-1973) e chefe do Departamento de Estado (1973-1977) dos presidentes Nixon e Ford. Desenvolveu uma intensa atividade diplomática na China, no Vietname, na URSS e em África. Foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1973 pelo seu papel na obtenção do acordo de cessar-fogo da Guerra do Vietname. Kissinger foi considerado uma autoridade em diplomacia e estratégia política, matérias sobre as quais escreveu e proferiu conferências em diversos países.
Por sua vez, o presidente da Mundie & Associates, Craig Mundie, é um antigo diretor de investigação e de estratégia da Microsoft, empresa que continua a aconselhar nas áreas da computação quântica e da cibersegurança. É também investidor e conselheiro de empresas recém-constituídas relacionadas com a IA e outras tecnologias.
Já Eric Schmidt, antigo diretor-executivo e presidente da Google, é um tecnólogo de sucesso, empresário e filantropo. Fundou o Special Competitive Studies Project, em 2021, uma iniciativa sem fins lucrativos para reforçar a competitividade da América a longo prazo no domínio da IA e da tecnologia. Recentemente, cofundou a Schmidt Sciences, uma organização sem fins lucrativos que fomenta a aplicação da ciência e da tecnologia para solucionar assuntos globais.
Temas chave
Tecnologia, Cibersegurança, Sociedade
Ficha Técnica
Título: Génesis
ISBN: 9789722083799
Edição: novembro de 2024
Editora: Dom Quixote
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 288