Bynd Venture Capital lança fundo para investir na península ibérica

Equipa Bynd Venture Capital

Com um montante de 40 milhões, o Fundo III visa reforçar a aposta em start-ups tecnológicas na região ibérica. Equall, CircuitLeap e Spot são três start-ups investidas.

A Bynd Venture Capital anunciou o lançamento do Fundo III, no valor de 40 milhões de euros, para investir em start-ups tecnológicas em fase pre-seed e seed com atividade em Portugal ou Espanha. Com uma equipa e investidores ibéricos, o principal objetivo do novo fundo passa pela aposta no talento e projetos inovadores desenvolvidos nesta região. Com a previsão de duração de dez anos (quatro anos de período de investimento e seis de consolidação de portefólio e procura ativa de exits), o Fundo III, sucede a dois outros fundos já lançados pela sociedade de capital de risco.

Este Fundo tem como objetivo criar um portefólio variado de start-ups de tecnologia focado em três áreas principais: inteligência artificial (IA) e software, bens de consumo e tecnologia para a sustentabilidade. Neste sentido, acompanhará as métricas ambientais, sociais e de governança (ESG) nas participadas e favorecerá investimentos em empresas que demonstrem um compromisso com a criação de um impacto global positivo e que sejam lideradas por equipas fundadoras diversas.

“Este terceiro Fundo pretende dar continuidade à nossa missão de apoiar empreendedores com ambição de montar empresas globais a partir de Portugal e Espanha. A experiência e rede de contatos que desenvolvemos ao longo dos últimos anos, permite-nos um acesso privilegiado a oportunidades de investimento e a capacidade de oferecer aos fundadores as ferramentas e conhecimento para escalar os seus negócios”, afirmou Santiago Salazar, chairman da Bynd Venture Capital.

Com esta nova aposta, a sociedade de capital de risco pretende corroborar as suas vantagens competitivas, nomeadamente o facto de ser uma venture capital ibérica com mais de 60 investimentos nesta região, ter montado um processo de análise de oportunidades profissional, transparente e centrado nos fundadores, e ter desenvolvido um foco no sucesso das participadas, ao disponibilizar um apoio próximo aos empreendedores e uma plataforma com mais de 400 parceiros e 70 fundadores ativos.

O novo fundo conta já com vários processos de investimento em curso e três já concluídos em startups como: a Equall, que atua na área de Legal Tech, desenvolvendo soluções de software para o setor jurídico com recurso à Inteligência Artificial (IA); a CircuitLeap, especializada no desenvolvimento de software para o desenho e simulação de circuitos integrados; e a Spot, que alavanca a IA para automatizar processos em grandes empresas.

Entre os investidores, destacam-se algumas referências em Espanha e Portugal, tal como o Fundo de Fundos espanhol Fond-ICO, o grupo industrial português Nors, e o banco Caixa Capital, bem como sociedades familiares, fundadores do portefólio e outros investidores privados.

Para acompanhar a sua expansão e crescimento na Península Ibérica, bem como a gestão do novo fundo, a Bynd reforçou também a sua presença local em Espanha com a contratação de dois novos associados, Gerard Adell para o escritório de Barcelona, e Alvaro Garcia para Madrid, ambos já com vários anos de experiência no setor de investimento de capital de risco.

Comentários

Artigos Relacionados