A Ler: Gestão segundo Fernando Pessoa

Reflexões sobre negócios, gestão e finanças feitas por um dos mais emblemáticos poetas da literatura portuguesa, Fernando Pessoa.
Do que fala
Este livro espelha uma faceta menos conhecida do poeta português Fernando Pessoa, já que reúne e contextualiza os seus textos sobre o mundo dos negócios, da economia, das finanças, do desenvolvimento e da gestão pessoal, alguns já publicados outros inéditos, existentes no espólio do poeta, num trabalho desenvolvido pelo jornalista Filipe S. Fernandes. Trata-se de uma faceta menos conhecida, mas igualmente fascinante, de um dos maiores génios da literatura portuguesa.
A Gestão Segundo Fernando Pessoa permite não só conhecer o fascínio do escritor pelos assuntos da gestão, das finanças, do marketing e da publicidade, como também retirar importantes lições para o presente sobre as características do gestor português ou da organização da nossa economia. No total, o livro reúne 76 textos repartidos por seis grandes capítulos: Gestão e Organização; Ideias Económicas; Indústria; Técnicas Comerciais; Publicidade, e Desenvolvimento e Gestão Pessoal.
O sétimo e último capítulo reúne devaneios do escritor e inclui alguns textos bem-humorados que têm como ponto de partida as reflexões sobre milionários e burlões. Aliás, diria o poeta, em tom satírico: “Nunca nenhum homem se tornou milionário pelo trabalho árduo ou inteligência”.
A partir de uma posição económica liberal de influência britânica, Fernando Pessoa idealizou um programa de desenvolvimento e industrialização assente na organização, inspirado nos exemplos norte-americano e alemão, e nas exportações. Por exemplo, no seu texto Como Organizar Portugal, insurge-se contra as correntes dominantes, afirmando que “o industrialismo sistemático, sistematicamente aplicado, é o remédio para as decadências de atraso, e, portanto, o remédio para o mal de Portugal”.
Este livro permite acompanhar o pensamento do autor sobre estes temas, uma leitura que continua a estar totalmente em sintonia com a atualidade.
Quem escreveu
Filipe S. Fernandes é licenciado em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e tem uma pós-graduação em Comunicação, Cultura e Tecnologias, pelo ISCTE. Iniciou a carreia no jornalismo em 1985 no jornal Semanário e, quatro anos depois, integrou a equipa fundadora da revista Exame. Passou ainda pelas revistas Fortunas & Negócios e foi editor do Diário Económico e do Jornal de Negócios. Atualmente, colabora com vários meios de comunicação social. Tem também vários livros publicados, alguns em coautoria.
No obra A Gestão segundo Fernando Pessoa, reúne e contextualiza os escritos de teor mais económico de Fernando Pessoa, já publicados ou inéditos, existentes no espólio do poeta, depositado na Biblioteca Nacional, constituindo, desta forma, a mais completa obra de Fernando Pessoa sobre esta temática.
Temas Chave
Gestão, Finanças
Ficha Técnica
Título: A Gestão segundo Fernando Pessoa
ISBN: 9789895703272
Edição: setembro de 2024
Editora: Alma dos Livros
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 292