Estudo da Dashlane revela plataformas que estão a impulsionar a adoção de passkeys

O “Passkey Report”, da Dashlane, traça o perfil das marcas e serviços que estão a liderar a adoção de métodos passwordless.
Os utilizadores têm 70% mais probabilidades de efetuar login com êxito quando são convidados a utilizar passkeys, em vez das habituais passwords, revela o primeiro “Passkey Report” da Dashlane. Trata-se de um relatório que explora o cenário atual das passkeys e o que está a impulsionar a sua utilização, com base na análise de centenas de milhares de autenticações com passkeys via Dashlane, empresa internacional que atua na gestão de credenciais.
O facto do esquecimento ou redefinição de passwords custar às empresas milhões de euros em tempo e receitas perdidas, assim como a utilização de passwords fracas e comprometidas estar no centro da maioria das violações de dados, tem motivado a utilização crescente de passkeys. A nova ferramenta promete ser uma vantagem, quer para as empresas quer para os utilizadores, uma vez que além de permitir um login mais simples, proporciona mais segurança.
Quais são afinal as plataformas que estão a impulsionar a utilização de passkeys, de acordo com o referido relatório?
1) As apps B2C
Tal como acontece com muitas transformações tecnológicas, a adoção de passkeys está a ser muito impulsionada pelos consumidores. Analisando o crescimento da autenticação com passkeys no segundo trimestre de 2024 (abril a junho) dos 20 principais domínios por volume, o relatório concluiu que as apps “sticky” – as que são utilizadas com muito mais frequência, diariamente ou semanalmente, como as de ecommerce, finanças e redes sociais – estão entre as que apresentam um crescimento mais rápido na utilização de passkeys. Três das quatro aplicações com crescimento mais rápido são de ecommerce: Amazon, eBay e Target. Para além da adoção por parte dos consumidores, verifica-se também alguma movimentação em empresas com apps de segurança como a Cisco Duo.
2) Coinbase, Binance, Moneybird e Stripe lideram o grupo financeiro
Os serviços para gestão de criptomoedas, como Coinbase e Binance, são os principais players no grupo de apps financeiras e de pagamento em rápido crescimento. Estes são frequentemente visados por cibercriminosos que procuram acesso a carteiras com criptomoedas armazenadas, o que torna a adoção de passkeys ainda mais importante neste contexto. A Stripe, que começou a oferecer suporte para passkeys em 2023, é outro domínio de rápido crescimento, segundo o relatório. A app, com que muitas empresas contam para processamento de pagamentos, está entre os 10 domínios mais populares e de crescimento mais rápido no que respeita à utilização de passkeys. O fornecedor de software de contabilidade Moneybird é outra app que “disparou” para se tornar no terceiro domínio com crescimento mais rápido em geral, entre os 20 principais domínios por volume de autenticação.
3) Os novos serviços estão a “apanhar o comboio”
Já são mais de 100 as plataformas que oferecem suporte para passkeys, entre marcas como Target, PlayStation e X (antigo Twitter). Analisando os dados de autenticação, verifica-se que as plataformas em escala e os primeiros a adotar passkeys são os que estão a impulsionar e a manter uma grande fatia da sua utilização. Embora os primeiros a adotar passkeys – como a Cisco Duo, a Google e outros fornecedores de serviços de software – estejam bem classificados no que respeita a popularidade, as empresas de diferentes setores estão a “apanhar o comboio”. Uma destas apps, a plataforma de jogos Roblox, representa o único exemplo da sua categoria (gaming) no top 20.
Refira-se que utilizadores como Google ou Apple têm menos probabilidades de experimentar a autenticação por passkeys através gestores de credenciais, uma vez que ambos têm uma experiência de passkeys integrada com os seus próprios autenticadores. Além disso, serviços como a Amazon são mais restritivos no que respeita à utilização de passkeys para autenticação.
4) Plataformas de ecommerce lideram utilização global de passkeys
Categorizando as 20 plataformas mais populares por setor, as de ecommerce – como Amazon e eBay – representam a maior percentagem de autenticações com passkeys (42%). De acordo com o “2023 Online Authentication Barometer”, da FIDO Alliance, o consumidor médio norte-americano abandona uma compra e desiste de aceder a um serviço online 4,76 vezes por dia, por não se conseguir recordar da password. Além de fornecerem mais segurança aos utilizadores, as passkeys também aceleram o processo de checkout e eliminam o risco de abandono de compras devido a credenciais esquecidas.
5) A utilização global dispara
Embora a utilização global de passkeys ainda esteja em fase inicial, em comparação com as passwords, o crescimento continua a acelerar. As autenticações com passkeys via Dashlane cresceram para 200 mil por mês, um aumento de mais de 400% desde o início do ano. No total, um em cada cinco utilizadores ativos tem agora pelo menos uma passkey armazenada no seu “cofre”.