120 start-ups apoiadas e 100 milhões de euros angariados. É este o balanço da Startup Portugal.
A Startup Portugal apoiou 120 empresas em 2024, 50 das quais a partir do programa Business Abroad. As empresas angariaram, no total, 100 milhões de euros e empregam mais de 600 trabalhadores.
A Startup Portugal apoiou, este ano, 120 empresas em eventos internacionais, incluindo 50 através do programa Business Abroad, que angariaram 100 milhões de euros em investimento e empregam mais de 600 trabalhadores.
Num comunicado enviado às redacções, a Startup Portugal, organização sem fins lucrativos de utilidade pública que visa promover o empreendedorismo português, marcou o final da edição de 2024 do Business Abroad, com uma delegação portuguesa de dez start-ups à Startup Summit, que decorre até amanhã, 16 de de agosto, em Florianópolis, no Brasil.
A entidade fez ainda um balanço da atividade deste ano. “Em 2024, a Startup Portugal prestou apoio a 120 start-ups nacionais em sete eventos internacionais, entre as quais 50 através do programa Business Abroad com acesso a exibição nas conferências”, explicou.
Segundo a entidade, ao todo, as 50 “start-ups selecionadas por este programa angariaram mais de 100 milhões de euros em investimento e empregam mais de 600 trabalhadores”.
Para a Startup Portugal, estes dados mostram “o potencial destas empresas portuguesas que ambicionam a expansão internacional”, destacando que, “em média, estas ‘startups’ têm 12 trabalhadores e angariaram, desde a sua conceção, cerca de 2 milhões de euros”.
Além das empresas apoiadas no âmbito do Business Abroad, a Startup Portugal suportou “mais 70 start-ups nestes eventos, através de iniciativas de ligação à economia local, promovendo o contacto com agentes dos ecossistemas de Espanha, França, Brasil e Canadá”.
Em 2024, o programa esteve presente no 4YFN (Mobile World Congress), em Barcelona, na Web Summit Qatar, na Web Summit Rio, no Rio de Janeiro, no Viva Technology, em Paris, na South Summit, em Madrid, na Collision, em Toronto e encerra agora com a Startup Summit em Florianópolis.
“Desde o início do programa, o Business Abroad já apoiou mais de 320 start-ups em eventos tecnológicos internacionais e nos mercados mais relevantes para este setor“, lê-se ainda no comunicado.
Conheça as start-ups portuguesas que estão presentes na Startup Summit no Brasil:
- deeploy.me – Uma plataforma dedicada ao recrutamento e outsourcing de designers de UX, com uma comunidade dinâmica que oferece oportunidades de emprego, mentoria e uma variedade de benefícios;
- Doctor Vida – Desenvolveu um dispositivo controlado por telemóvel para testes genéticos rápidos em qualquer amostra biológica, incluindo humanos, aves e amostras ambientais;
- Enline – Fornece monitorização e otimização do histórico em tempo real e prevista para todos os tipos de ativos relacionados com a eletricidade
- Follow up Global – Plataforma criada para ajudar cidadãos a trabalhar de forma legalizada num país estrangeiro;
- greenmetrics.ai – Utiliza uma solução que recorre a sensores inteligentes e análise avançada de dados para a adaptação às alterações climáticas;
- Hoopers – Plataforma tecnológica global de basquetebol que conecta jogadores, fãs e marcas através da interseção de espaços físicos e digitais;
- Infinite Foundry – Plataforma de metaverso industrial que combina gémeo digital 3D e sensores virtuais para rastrear e otimizar operações em tempo-real;
- Mycareforce – Marketplace que conecta enfermeiros com turnos disponíveis em unidades de saúde;
- USEFLOW – Plataforma gamificada de comunicação interna, treino, pesquisas e desenvolvimento com foco em colaboradores operacionais, sem acesso a computadores.
- Star Mountain – Está a desenvolver uma solução SaaS (Software como Serviço) para a rastreabilidade de ponta a ponta das cadeias de produção de cannabis, utilizando tecnologias de última geração, como blockchain e web 3.0.








