Fundação Bial: candidaturas aos apoios a projetos de investigação científica encerram este mês

 A Fundação BIAL tem aberta uma nova edição do programa de Apoios Financeiros a Projetos de Investigação Científica. Os interessados devem submeter os seus projetos até 31 de agosto.

Os candidatos ao Programa de Apoios à Investigação Científica da Fundação BIAL têm até 31 de agosto para submeterem os seus projetos científicos nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia.

As candidaturas aprovadas beneficiarão de apoios até ao montante máximo de 60 mil euros, determinado pelos membros do Conselho Científico em função das características de cada projeto.

O sistema de Apoios à Investigação Científica, criado em 1994, tem como objetivo incentivar a investigação centrada sobre o ser humano saudável, nomeadamente em áreas ainda pouco exploradas, mas suscetíveis de profunda análise científica, como é o caso da Psicofisiologia e da Parapsicologia.

“Nos últimos 30 anos temos apoiado de forma continuada a investigação desenvolvida nas áreas das neurociências e da parapsicologia, aproximando-as entre si. O nosso objetivo é continuar a estimular a boa produção científica que resulte em benefício evidente para a saúde e o bem-estar das pessoas”, sublinha o presidente da Fundação BIAL, Luís Portela.

No total, nas 15 edições já realizadas, a Fundação aprovou para financiamento 865 projetos de 1702 investigadores provenientes de 30 países. Os projetos apoiados resultaram, até à data, na publicação de 2457 artigos, dos quais 1957 em revistas indexadas e 1718 em revistas com um fator de impacto médio de 4.2 e 383 em revistas com um fator de impacto igual ou superior a 5. Em fevereiro de 2024 foi contabilizado um número substancial de citações (45.764), sendo que 591 publicações foram citadas mais de 20 vezes.

Comentários

Artigos Relacionados