Jovens trabalhadores veem a IA como uma forma aumentar competências

Como podem os jovens trabalhadores prosperar com a utilização da Inteligência artificial? A PWC dá algumas dicas.

Os jovens deparam- se hoje com um mundo laboral em profunda transformação devido ao impacto da inteligência artificial (IA). E o estado de espírito com que as enfrentam divide-se entre a perspetiva de que esta ferramenta os possa ajudar a trabalhar de forma mais rápida e eficiente, por um lado, e, por outro, pelo receio de que a IA interfira no mercado de trabalho à medida que iniciam as suas carreiras.

Para encontrar respostas para saber como é que os mais jovens estão a incorporar a mudança e a transformação que a IA está a provocar no mercado de trabalho, algumas pesquisas recentes da PWC lançam algumas pistas sobre esta temática.

O Global Workforce Hopes and Fears de 2024“, da PwC, mostra que os jovens com idades compreendidas entre os 18 a 25 anos estão prontos para adotar a inteligência artificial (IA). Aliás, 70% afirma mesmo que a IA Generativa dá-lhes oportunidades de expandirem as suas capacidades. Por sua vez, o “AI Jobs Barometer”, também da consultora, sugere que as skills de IA aumentam a produtividade e o valor, podendo levar a subidas salariais.

As pesquisas indiciam que, apesar da mudança radical que a IA está a causar no mundo do trabalho, os jovens que souberem aproveitá-la, aprendendo a explorar todo o seu potencial, podem vislumbrar grandes oportunidades de carreira.

Ainda de acordo com o “AI Jobs Barometer”, as competências que os empregadores procuram estão a mudar 25% mais rapidamente em funções que têm mais probabilidade de envolver inteligência artificial. Por sua vez, o “27th Annual Global CEO Survey” da consultora mostra que 69% dos CEO em todos os setores acreditam que a IA exigirá que a maior parte da sua força de trabalho desenvolva novas skills, um cenário em que se enquadram os jovens trabalhadores. Destes, e segundo o “Global Workforce Hopes and Fears Survey 2024”, quase dois terços está otimista relativamente às mudanças em curso, e 70% consideram que a IA Generativa traz oportunidades para adquirirem novas competências e, desta forma, melhorarem a qualidade de trabalho.

Por sua vez, 55% dos jovens trabalhadores está preocupado com a segurança dos seus empregos. Aliás, 39% dos inquiridos nesta última pesquisa afirmaram que provavelmente deixarão seus empregos nos próximos 12 meses. 54% afirmou que as oportunidades de adquirir novas competências são um fator-chave na decisão de mudar de emprego.

Uma constatação das pesquisas PwC é que a abordagem ao recrutamento tem, cada vez mais, de priorizar as skills, ao invés das qualificações formais ou do histórico profissional. Deste modo, podem abrir-se uma série de oportunidades para jovens talentos, mas que ainda não tiverem tempo suficiente para acumular experiência de trabalho.

Comentários

Artigos Relacionados