Start-up austríaca desenvolve tecnologia para acabar com a turbulência dos aviões
A Turbulence Solutions desenvolveu um sistema chamado Cancelamento de Turbulência para monitorizar, prever e gerir a turbulência nos voos comerciais.
A turbulência durante voos aéreos pode ser uma experiência desconfortável e até potencialmente perigosa quer para o aeronave quer para os passageiros. No entanto, a start-up austríaca Turbulence Solutions anunciou ter desenvolvido um sistema inovador que promete reduzir em mais de 80% as cargas de turbulência sentidas pelos passageiros.
O sistema consiste em hastes de dois metros de comprimento com sensores presos às asas da aeronave. O equipamento detecta pequenas flutuações na pressão do ar ao longo de diferentes partes da fuselagem da aeronave, ajustando e estabilizando as asas.
Os dados recolhidos são alimentados por um “Programa de Supressão de Turbulência” que decide sobre as superfícies de controlo da aeronave, de forma a contrabalançá-la em questão de milissegundos, explica o The Sunday Times.
Segundo a empresa, testes de voo com aeronaves já confirmaram os efeitos positivos, ajudando a reduzir as cargas de turbulência sentidas pelos passageiros em mais de 80%.
Além disso, os ajustes contínuos do sistema são diferentes das entradas do piloto, pelo que podem ser anulados a qualquer momento e não interferirão nos controlos normais de voo.
A empresa austríaca procura combater a crescente tendência de turbulência causada pelas mudanças climáticas. De 1979 a 2020, o comprimento anual médio de turbulência severa no Atlântico Norte, uma das rotas aéreas mais movimentadas, aumentou em 55%.
As companhias aéreas gastam entre 150 milhões de dólares (cerca de 139 milhões de euros) e 500 milhões de dólares (463 milhões de euros) anualmente nos Estados Unidos para lidar com a turbulência, devido ao aumento do tempo de voo, desvios e despesas adicionais de manutenção causadas por essa perturbação.








