Portugal Ventures investe 5,5 milhões de euros em 14 start-ups dos Açores e da Madeira

A Portugal Ventures reforçou o seu portfólio com 14 novas start-up oriundas dos Açores e da Madeira. A sociedade de capital de risco investiu 4,9 milhões de euros em 11 start-ups açorianas e 690 mil euros em três start-ups madeirenses, totalizando os 5,5 milhões de euros.

A Portugal Ventures, sociedade de capital de risco do grupo Banco Português de Fomento, acaba de anunciar o investimento de 5,5 milhões de euros em 14 start-ups das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

As start-ups investidas na Região Autónoma dos Açores são provenientes da iniciativa Call Açores, a primeira edição lançada em setembro de 2021 e a segunda em janeiro de 2022, que teve como objetivo promover o acesso ao financiamento de capital de risco para projetos inovadores com sede e ou atividade na região. A sociedade de capital de risco investiu 4,9 milhões de euros em 11 start-ups, nomeadamente Algicel, Bam&Boo, Gazelle Wind Power, Hydrotwin, Ignae, Mission To Escape, Oh!Mysnacks, Our Support, Sparkyway e Tree Flower Solutions. Em julho de 2022, foi anunciado o primeiro investimento na região na Wizardsardine (Revault).

Já os investimentos na Região Autónoma da Madeira resultam da iniciativa Call Madeira, lançada em fevereiro de 2022, em parceria com o IDE (Instituto de Desenvolvimento Empresarial) e o Governo da Madeira, teve como objetivo captar dealflow com sede e/ou atividade na Região e com capacidade de promover a exportação, a imagem enquanto destino ligado à natureza e de sustentabilidade ambiental, e de promoção do empreendedorismo da Madeira. As start-ups investidas foram a FootAR (anunciada em outubro de 2022), a Floating Particle e a Plutospetfood (anunciadas em julho de 2023), totalizando 690 mil euros de investimento.

Em comunicado enviado esta segunda-feira, Pedro de Mello Breyner, vogar executivo da Portugal Ventures, afirma que “a Portugal Ventures orgulha-se dos resultados alcançados com o Fundo de Capital de Risco Atlântico, em parceria com a August One, que permitiu potenciar o investimento na Madeira e Açores e contribuir para o crescimento económico alavancando o empreendedorismo nas regiões.”

O responsável acrescenta ainda ainda que “estes 14 investimentos vão colocar a Madeira e os Açores como uma referência de investimento, incentivando o desenvolvimento de novos hubs tecnológicos e impulsionar a criação de negócios centralizados nas potencialidades naturais das regiões”.

As operações foram realizadas pela Portugal Ventures, através  do   Fundo   de  Capital   de Risco Atlântico, com apoio financeiro do Fundo de Capital e Quase Capital (FC&QC) gerido pelo Banco Português de Fomento, em parceria com a August One – Sociedade de Capital de Risco sediada em Singapura.

Conheça os investimentos resultantes da Call Açores:

  • Algicel – A Algicel é uma empresa de biotecnologia fundada em 2007, em São Miguel, nos Açores, que apresenta patentes fruto dos seus projetos de I&D para o cultivo de microalgas, das quais se extraem ingredientes valorizados para suplementos e saúde. Pretende dar a conhecer os benefícios para a saúde extraídos da natureza dos Açores, produzindo antioxidantes para consumo humano, de origem natural. A Algicel trabalha lado a lado com a Universidade dos Açores no sentido de prosseguir projetos de Investigação & Desenvolvimento em busca de novos avanços.
  • Bam&Boo – A Bam&Boo é uma marca portuguesa de clean beauty “made in” Açores. Cria produtos de beleza natural com forte base científica, recorrendo a ingredientes oriundos dos Açores. Oferece uma variedade de produtos para cuidados faciais, corporais, para o cabelo e higiene oral.
  • Gazelle Wind Power – A Gazelle tem como objetivo ser a solução LCOE (Levelized cost of electricity) de menor custo na próxima geração de FLOW (Plataformas Offshore Flutuantes). Com conteúdo local e utilizando a construção naval e montagem modular, com  elevada estabilidade para os portos existentes, com fácil reboque marítimo e instalação, a Gazelle pretende fazê-lo com o mínimo impacto ambiental no mundo e nos oceanos
  • HydroTWIN – A HydroTWIN – Smart Acoustic Solutions é uma spin-off da blueOASIS, criada em maio de 2023 A empresa é especializada em soluções de monitorização do ruído subaquático em tempo real. As soluções desenvolvidas integram tecnologias da Indústria 4.0, como inteligência artificial, IoT e modelação numérica para identificar múltiplas fontes de ruído subaquático. Esta tecnologia tem aplicação na promoção da sustentabilidade dos oceanos, avaliação de impacto ambiental e na segurança e defesa marítima.
  • Ignae – A Ignae é uma linha de cuidados de pele que recorre aos ingredientes dos Açores, tendo colocado o arquipélago no mapa da cosmética global desde 2017 devido a algumas das suas clientes serem personalidades mundiais, como Kim Kardashian, Bella Hadid, Christy Turlington, e Sienna Miller. Foi a primeira marca de cosmética dos Açores e continua a ser pioneira na utilização de ingredientes eficazes, potenciados com recurso à mais avançada biotecnologia, como o EPC Factor, um mecanismo de entrega de ativos cosméticos que protege os mesmos da oxidação, aumentando a sua eficácia.
  • Mission To Escape A Mission To Escape é um grupo de escape games, com 15 salas temáticas originais distribuídas pelas suas 4 localizações: Lisboa, Loures, Gaia, Porto e São Miguel – Açores. A MTE teve o seu início em 2015, tendo crescido rapidamente para se tornar a referência nacional, com mais de 2km2 de área.
  • Oh!Mysnacks – A Oh!My Snacks oferece uma solução para quem procura snacks saudáveis. Através de uma plataforma que usa algoritmos de inteligência artificial e nutricionistas, a empresa seleciona um mix de snacks nutritivos e saborosos, ajustados às preferências individuais de cada cliente. Este serviço personalizado começa com um quiz inicial que é atualizado com o feedback dos clientes. Cada sugestão e opinião dos consumidores é utilizada para aperfeiçoar e tornar os snacks da Oh!My Snacks verdadeiramente únicos, estando já a desenvolver um novo snack “made in” Açores, a banana desidratada.
  • Our Support – A OurSupport é uma plataforma online que conecta pessoas ou empresas na procura de ajuda em Tecnologias de Informação a profissionais, simplificando a abordagem tradicional de contratação ao eliminar processos de pesquisa por empresas ou profissionais locais, negociações de contratos, discrepâncias nas condições operacionais e formatos de pagamento. A OurSupport permite que os seus utilizadores ou clientes tenham acesso a suporte de Tecnologias de Informação à escala mundial. Atualmente, conta com 13 funcionários em Portugal e mais de 200 colaboradores espalhados pelo mundo: África, Médio Oriente, Europa e, recentemente, na Ásia.
  • Sparkyway – A Sparkyway foi fundada em junho de 2016 com o objetivo inicial de criar uma plataforma para atividades turísticas. Em julho de 2021, a empresa passou por uma reestruturação significativa, direcionando-se para um novo foco impulsionado pela experiência do fundador na área de software para gestão hospitalar. Neste mesmo ano, o Grupo Bensaúde tornou-se parceiro da empresa, com o propósito de desenvolver soluções para colmatar a urgente necessidade de digitalização nos serviços de saúde. Como resultado dessa parceria, o Sparksys OR – Bloco Operatório foi o primeiro produto No fim de 2022 a equipa era composta por quatro membros, predominantemente engenheiros de software, todos eles com experiência no sector hospitalar. A primeira instalação deste produto aconteceu no final de 2022.
  • Tree Flower Solutions – Tree Flowers Solutions, impulsionada pela crença na perfeição da natureza, lidera a revolução em biotecnologia sustentável. O seu produto destaque é o Chestwine, uma obra-prima da inovação que permite substituir os sulfitos no vinho e que será lançado este ano. Este produto disruptivo redefine a proteção natural dos vinhos globalmente, encapsulando pureza e encanto, desafiando os limites da tradição. Unidos pela visão, trilham o caminho onde a natureza inspira a perfeição.
  • Wizardsardine – A equipa da Wizardsardine foca-se na cibersegurança na indústria do Desenvolveram a Revault e a Liana. A Revault cria soluções para as empresas que adicionam regras de transferências às transações de Bitcoin, com o objetivo de minimizar o montante que possa ser desviado, quer por erro voluntário, quer por roubo/fraude. A Liana é uma carteira do dia a dia, onde planos de herança práticos e backups mais seguras são possíveis devido à existência de “bloqueios de tempo”, tornando novas chaves válidas após um período de inactividade.

Conheça os investimentos resultantes da Call Madeira: 

  • FootAR – A FootAR é uma empresa especializada em soluções de realidade aumentada para adeptos de  desporto. A sua missão é melhorar a experiência do desporto, fornecendo dados em tempo real e funcionalidades imersivas através da nossa plataforma. Com a FootAR, os adeptos podem acompanhar a partida em direto , com informações e estatísticas detalhadas e destaques das partidas, garantindo que não percam nenhum momento da ação.
  • Floating Particle – A Floating Particle apresenta uma solução de gestão de resíduos e produção de energia O seu principal produto, a STELLA, utiliza tecnologia de gaseificação de ponta para converter lixo precondicionado em hidrogénio, revolucionando os processos atuais de gestão de resíduos e reduzindo seu impacto ambiental. A Floating Particle, utiliza IA, IoT, Big Data e Machine Learning para resolver problemas do quotidiano de forma eficiente e agregar valor aos parceiros, beneficiando diversas indústrias e entidades públicas e privadas.
  • PlutosPetFood – A PlutosPetFood é um fabricante  de guloseimas de alta qualidade para cães, dedicado ao bem-estar e à felicidade dos nossos amigos peludos. Fundada em 2015 e exportando para 34 países em 4 continentes, a sua missão é criar deliciosas e nutritivas guloseimas que os cães adoram, garantindo ao mesmo tempo a sua saúde e segurança.
Comentários

Artigos Relacionados