Bright Pixel investe em start-up de cibersegurança israelita
A israelita Vicarius fechou uma ronda de investimento de 30 milhões de dólares, liderada pela portuguesa Bright Pixel. Acelerar a expansão internacional é o objetivo da tecnológica.
Impulsionar a expansão internacional e acelerar o desenvolvimento de novas capacidades de inteligência artificial é objetivo da Vicarius, tecnológica israelita que acaba de fechar uma ronda de investimento Série B, no valor de 30 milhões de dólares ( cerca e 27,4 milhões de euros), liderada pela Bright Pixel (capital de risco do grupo Sonae). Participaram também os investidores AllegisCyber Capital, AlleyCorp e Strait Capital. O financiamento total da tecnológica israelita fica agora em mais de 56 milhões de dólares.
“Sempre que olhamos para empresas em fase de crescimento, não consideramos apenas a missão e os objetivos dos fundadores, mas também os fatores intangíveis que muitas vezes passam despercebidos na avaliação do potencial de mercado”, afirmou Fernando Martins, diretor de Investimentos da Bright Pixel. “Pelas diversas conversas que tivemos com o Michael, o Roi e o Yossi, percebemos de forma clara que têm uma capacidade de formação de equipas de elite. É esta combinação especial de profundo conhecimento técnico com contratação estratégica que torna a Vicarius uma empresa muito atrativa para nós”, acrescentou o responsável da Bright Pixel.
A Vicarius criou a vRx uma plataforma de remediação consolidada de vulnerabilidades da empresa que revoluciona o mercado tradicional de gestão de vulnerabilidades e responde às necessidades das organizações atuais. Aproveitando a tecnologia de inteligência artificial (IA) interna, automatiza grande parte do trabalho de identificação, priorização e remediação que assola as equipas de segurança e de TI.
O capital agora levantado será utilizado para acelerar a expansão mundial da empresa e apoiar a sua crescente base de clientes em todo o mundo, da América do Norte à Europa. O financiamento também impulsionará o desenvolvimento de IA da Vicarius e o ritmo de inovação de produtos , ao mesmo tempo que continuará a apoiar as iniciativas comunitárias da empresa, como a vlabs, a divisão de I&D dedicada ao desenvolvimento de ferramentas de segurança gratuitas para a comunidade de cibersegurança; a vsociety, a comunidade para investigadores de segurança e hackers que já conta com mais de 5.000 membros; e a vconnect, o painel utilizado por parceiros com uma visibilidade incomparável do pipeline comercial, da fase de teste ao fecho.
Este financiamento surge depois do lançamento do vuln_GPT – a tecnologia Large Language Model (LLM) proprietária da empresa, que escreve scripts de deteção e remediação, e que suporta uma era de tecnologia assistida para as equipas de segurança. Desde a última ronda de financiamento da empresa, em 2022, a Vicarius aumentou a sua base de clientes para mais de 400 empresas, que incluem organizações globais como a PepsiCo, Hewlett Packard Enterprise (HPE), Bupa e Equinix, entre outras.
Atualmente, a Vicarius está a recrutar em Portugal e pretende reforçar a sua base de talento com perfis técnicos com o objetivo de consolidar a sua operação nos mercados dos Estados Unidos da América, América Latina, na região Ásia-Pacífico e Europa, Médio Oriente e África.








