Opinião
É vital estimular a contratação na área do Turismo
A cidade de Coimbra vai ser o palco, no dia 9 de maio, da primeira edição da Feira de Emprego do Centro de Portugal, uma iniciativa que coloca frente a frente empresas e instituições que procuram talentos na área do turismo e candidatos que querem trabalhar neste setor.
É um evento que procura dar resposta a um dos maiores desafios que a atividade turística enfrenta – a escassez de recursos humanos – e que, por isso, merece ser destacado.
A dificuldade de contratação é hoje um entrave real para os empresários do turismo, que começou a ser evidente nos anos antes da pandemia e que se agravou com esta. Com efeito, a crise mundial provocada pela Covid-19 teve como efeito colateral a saída de trabalhadores do setor turístico, numa altura em que esta atividade foi obrigada a parar. Muitos deles, por vários motivos, não regressaram quando a atividade retomou. Como consequência, os empresários veem-se hoje a braços com a ameaça de não conseguirem prestar serviços com a qualidade desejada, simplesmente porque não têm quem trabalhe nos seus estabelecimentos. Com isso, fica em causa uma das vantagens competitivas mais importantes de Portugal: a hospitalidade com que recebemos quem nos procura.
Exige-se, por isso, um esforço a vários níveis, que envolva atores privados e protagonistas públicos, no sentido de minorar os efeitos desta situação. Urge, em particular, encontrar formas de tornar a atividade turística mais atrativa para os jovens profissionais, sob pena de asfixiar o setor que mais tem contribuído para a recuperação económica do país. É preciso mostrar-lhes as vantagens de escolherem trabalhar no turismo, um setor gratificante e que permite aos melhores uma rápida progressão na carreira. E se é certo que os empresários desta área se notabilizam pela resiliência e por conseguirem reagir de forma dinâmica e rápida às adversidades, este é um desafio que está longe de estar vencido.
São, por isso, bem-vindas todas as tentativas de contrariar a situação, de que é exemplo esta Feira de Emprego do Centro de Portugal, em boa hora promovida pela Associação Fórum Turismo, numa organização em parceria com a Turismo Centro de Portugal e a Câmara Municipal de Coimbra. Conta, igualmente, com o apoio do Turismo de Portugal, IP e da AHRESP. É uma iniciativa que potencia as possibilidades de contratação, uma vez que coloca frente a frente as empresas empregadoras, num número que ronda as 50, e os candidatos.
Entre as empresas, estarão algumas das maiores e mais importantes empregadoras regionais e nacionais, que apresentarão as suas vagas de emprego aos candidatos nos mais diversos departamentos, desde a operação e gestão à manutenção, entre outras.
Os candidatos, por seu lado, são oriundos de instituições de ensino superior e profissional das áreas de turismo, além de desempregados identificados pelo IEFP, empregados atuais em processo de captação de novos desafios e todos os interessados no desenvolvimento de networking e aproximação do setor.
As na Feira de Emprego do Centro são gratuitas.








