9 sugestões de férias para o verão de 2019

Se ainda não decidiu onde vai desfrutar as suas férias de verão temos algumas sugestões que podem ajudá-lo a escolher o seu destino de descanso para 2019. Cidades, praia, safari… as hipóteses são diversificadas.
A poucos dias de começar uma das estações do ano mais aguardadas para férias, é natural que a procura do local ideal para descansar da agitação profissional comece a fazer parte da sua lista de coisas a fazer.
Para facilitar a vida a quem está a ponderar escolher o destino de férias – seja este de praia, montanha ou urbano – a CNN Travel listou algumas hipóteses. Selecionámos nove que podem inspirá-lo.
1. Salar de Uyuni, Bolívia
O Salar de Uyuni, próximo aos Andes bolivianos, é o maior e mais elevado deserto de sal do mundo com uma paisagem que se assemelha a um deserto de gelo. Durante a estação das chuvas (novembro a março), as inundações, resultantes dos lagos próximos, resultam numa superfície reflexiva que é o sonho de todo fotógrafo.
A oferta de alojamento na região é reduzida, mas recentemente abriu o Kachi Lodge. O complexo é composto por seis bungalows de luxo com todas as características de um quarto de hotel e uma vista panorâmica fascinante. O catering está ao cargo de Gustu en La Paz, considerado um dos melhores restaurantes da América Latina.
Além poderem apreciar a gastronomia e a paisagem da região, os visitantes podem caminhar até à cratera do Vulcão Tunupa, andar de bicicleta através do Salar, visitar a aldeia de Jirira ou mesmo experimentar uma atividade diferente como acompanhar o pastoreio de lamas. Ao anoitecer, com os telescópios há que aproveitar ao máximo o céu repleto de estrelas.
2. Nova Escócia, Canadá
Nova Escócia é por vezes preterida face a outras províncias mais conhecidas como a Colúmbia Britânica ou o Quebeque, mas vale a pena explorar o “charme” do local. Pode ser um pouco mais difícil chegar às Ilhas de Cape Breton, mas aqui os visitantes podem caminhar por trilhos desafiadores, estradas sem tráfego e usufruir de uma vista deslumbrante, além do contacto com vestígios da cultura celta. O Festival de Jazz de Halifax é o maior festival de música da Nova Escócia e decorre à beira mar entre 9 a 14 de julho.
Nesta região também poderá desfrutar de uma experiência singular, o “Dining on the Ocean Floor” na Baía de Fundy. Os visitantes jantam sentados numa mesa colocada dentro de água.
3. Londres, Reino Unido
Existem sempre boas razões para revisitar Londres, ou conhecer pela primeira vez se nunca foi à capital britânica. Museus, exposições, eventos culturais, restaurantes, hotéis….Londres fervilha em novidades e dinamismo. Os apreciadores de ténis já terão marcado na agenda os dias 1 a 14 de julho, altura em que se realiza o famoso Torneio de Wimbledon. No entanto, os fãs da realeza podem aproveitar a visita para conhecer locais como a Abadia de Westminster e o Castelo de Windsor.
2019 marca os 200 anos do nascimento da Rainha Vitória e para assinalar a data, vão estar em exibição duas exposições dedicadas à monarca no Palácio de Kensington Palace: “Victoria: Woman and Crown” (sobre a vida privada da rainha), e “Victoria: A Royal Childhood” (uma exposição com itens nunca antes vistos, como um álbum de recortes criado pela sua governanta).
4. EUA (Aniversário da expedição Apollo 11)
No próximo dia 20 de julho assinala-se o 50.º aniversário da missão Apollo 11 – data em que Neil Armstrong e Buzz Aldrin caminharam na Lua – e, para assinalar o feito histórico, várias cidades norte-americanas vão organizar eventos para comemorar o facto.
Por exemplo, a Seattle recebe a exposição “Destination Moon”, no Museum of Flight, que consiste numa mostra itinerante do Smithsonian Institution composta por cerca de 20 objetos da missão Apollo 11, dos quais se destacam o capacete e as luvas originais de Aldrin e o módulo de comando.
O Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, na Flórida, tem renovado o complexo e incluido novas atrações como estações de realidade virtual no Apollo/Saturn V Center, e um recurso interativo de lançamento de foguetões. Os eventos incluem a recriação do lançamento da Apollo 11 e a celebração de boas-vindas.
O ApolloPalooza estará em funcionamento no Wings Over the Rockies Air & Space Museum em Denver, de 13 a 20 de julho. A noite de inauguração contará com a presença de Harrison Schmitt, ex-astronauta da Apollo 17. Também o Space Center Houston vai assinalar o aniversário da chegada à Lua com workshops de ciência para crianças e visitas ao centro de controlo de missão no Johnson Space Center da NASA.
5. Tasmânia, Austrália
Se o objetivo para este verão é evitar os destinos quentes e sobrelotados, nada melhor do que aproveitar o inverno da Austrália e conhecer a Tasmânia, uma ilha encantadora a sul de Melbourne. Uma viagem de carro é uma das melhores formas de conhecer o local, e embora o caminho, conhecido como Lap of Tasmania, não seja novo, agora tem presença on-line. Assim, torna-se mais fácil planear uma viagem de lazer. O percurso tem pouco mais de 900 milhas (cerca de 1.400 km) e pode levar até uma semana a ser concluído. Durante o percurso existem 12 pontos de interesse para visitar.
Hobart é o destino mais conhecido da ilha, mas é possível conhecer a região vinícola do Vale do Tamar e visitar o habitat do diabo-da-tasmânia, na Península da Tasman. A Ilha também é conhecida pelas famosas praias da Costa Leste. Entre elas está Bay of Fires, conhecida pelas suas rochas de cor laranja, e Binalong Bay, uma praia de areia branca, embora a água seja demasiado fria para mergulhos.
6. Nova Iorque, EUA
Há sempre novas razões para visitar Nova Iorque, mas este verão pode ser especialmente movimentado. Em primeiro lugar, há o novíssimo bairro Hudson Yards ao longo da High Line. Inaugurado em março, o empreendimento imobiliário inclui diversos restaurantes sofisticados (Kāwi do Momofuku Group, TAK Room de Thomas Keller French Laundry) e cadeias de lojas (Neiman Marcus, Louis Vuitton) intercalados com opções mais acessíveis nessas categorias.
De destacar também o Mercado Little Spain, um espaço de alimentação de aproximadamente 3.000m2, dedicado à gastronomia de Espanha. Também existem atrações culturais, desde galerias de arte ao The Shed, um espaço de performances artísticas.
Em junho, Nova Iorque recebe o WorldPride, um evento global recorrente para a comunidade LGTBQI +. Este ano assinala-se o 50.º aniversário da Revolta de Stonewall, um evento crucial que aconteceu em 28 de junho de 1969 e desencadeou o início do movimento pelos direitos dos homossexuais. Durante todo o mês, a cidade recebe palestras, conferências e festas que deverão atrair mais de três milhões de visitantes.
7. Polinésia Francesa
O Tahiti pode não parecer uma escolha óbvia para viagens de verão, mas como está localizado no Hemisfério Sul, o inverno nesta região tem uma confortável temperatura de 27ºC e bastante humidade.
O reforço das ligações aéreas para a região diminuiu os custos das viagens e abriu a Polinésia Francesa a mais turistas. Mas há mais para ver do que as famosas ilhas do Tahiti e Bora Bora (esta última conhecida pelos seus bungalows de sonho sobre a água). Entre as 118 ilhas, está Rangiroa, um paraíso para mergulhadores e praticantes de snorkel que querem conhecer a Lagoa Azul e algumas das maiores zonas de pérolas e de corais do mundo. Existe também aha’a, um paraíso com aroma a baunilha que é frequentemente ignorado em detrimento de Bora Bora.
Moorea é outra ilha vizinha que oferece desde restaurantes da moda a espaços comerciais, sem parecer demasiado desenvolvida. Além disso, muitas ilhas têm pensões e cafés informais.
8. Anchorage – Alaska, EUA
Embora os turistas gostem de aproveitar os populares cruzeiros do Alasca, há boas razões para ficar em Anchorage. As temperaturas médias no verão rondam os 15ºC e a 21 de junho, data do solstício de verão, o dia tem 22 horas de exposição solar. E há o Downtown Summer Solstice Festival para celebrar. Os dias são mais longos, havendo mais tempo para experimentar as várias cervejarias artesanais da cidade e conhecer a oferta gastronómica emergente da cidade. O Anchorage Museum construiu uma nova ala em 2017 para acomodar obras de arte nativas contemporâneas, enquanto o Town Square Park recebe espetáculos gratuitos semanais nas noites de verão.
9. Singapura
Singapura está a desfrutar de uma onda mundial de reconhecimento graças aos livros “Crazy Rich Asians”, mas essa não é a única razão para visitar esta nação insular. Este ano, Singapura assinala o 200º aniversário da criação do interposto comercial britânico na ilha por Sir Stamford Raffles. E nada melhor do que ficar no icónico hotel Raffles Singapore para assinalar a ocasião.
Mas a chegada a Singapura é por sim só uma experiência. O aeroporto Changi foi eleito, nos últimos sete anos, como o melhor do mundo pela Skytrax: tem área recreativa, jardins e instalações de arte. E está novamente no topo da lista, também pela abertura de Jewel, um espaço multiusos é uma estrutura moderna de vidro e aço que liga três dos quatro terminais do aeroporto, e que dispõe de recursos que não se encontram na maioria dos aeroportos: uma queda de água de 30 metros de altura; um Canopy Park com uma ponte rodeada por jardins e trilhos de caminhada; um cinema IMAX; um jardim botânico coberto e quase 300 lojas e restaurantes. Mas depois de junho mais atrações vão estar disponíveis no espaço.