88% das empresas têm plano de bem-estar, mas apenas 14% pensam a longo prazo

A 4.ª edição dos Wellbeing Awards destacou as organizações que se distinguem na promoção da saúde, do equilíbrio e da felicidade no trabalho, traçou o perfil do mercado nacional nesta matéria.
Os Wellbeing Awards são uma iniciativa, organizada pela Workwell desde 2021, que distingue e promove as melhores práticas de saúde e bem-estar no trabalho, e que este ano cumpriu a sua 4.ª edição para voltar a destacar as organizações que se destacaram na adoção de culturas organizacionais mais humanas, saudáveis e sustentáveis, promovendo a saúde, o equilíbrio e da felicidade no trabalho.
O evento funcionou também como um barómetro nacional do bem-estar e da saúde mental das organizações para constatar, com base nos dados agregados das candidaturas, algumas tendências neste domínio da vida das empresas. Verificou que 88% das empresas já possuem um plano estratégico de saúde e bem-estar, mas que apenas 14% trabalham com visão de longo prazo, superior a três anos. E ainda que 95,5% atuam na saúde mental e 90,9% na saúde física, e que as dimensões social (81,8%) e financeira (72,7%) continuam menos exploradas.
“Este ano vimos algo importante: empresas que tinham muitas ações boas, mas isoladas, encontraram nos Wellbeing Awards um método para pôr tudo no mesmo mapa. O resultado? Consistência. Deixámos de falar de iniciativas isoladas para falarmos de um caminho claro, que continua amanhã,” afirma Cátia Tomás, responsável pelo projeto Wellbeing Awards.
Nesta 4.ª edição dos Wellbeing Awards, foram reconhecidas cerca de uma dezena de empresas, sendo que este ano pela primeira vez reconhecidas nas categorias Public Organizations e Best Culture of Wellbeing.
“Ao longo destas quatro edições, conseguimos envolver mais de 250 empresas, mostrando que há um interesse crescente em auditar e melhorar as suas práticas internas. O mais importante é criar um caminho contínuo de maturidade, transformando estas iniciativas num movimento coletivo, onde cada vez mais empresas em Portugal possam investir em bem-estar e contribuir para uma cultura corporativa mais saudável”, sublinhou Tiago Santos, CEO da Workwell.
Principais vencedores dos Wellbeing Awards 2025
New Entry: El Corte Inglés
Most Improved: Galp
Best Musculoskeletal Health Program: Volkswagen Group Services
Best Physical Wellbeing Strategy: Novo Nordisk
Best Mental & Emotional Health Strategy: Capgemini
Best Culture of Wellbeing: CTT
CEO Excellence in Wellbeing
- Samsys – (Até 250 colaboradores)
- Zurich – (251 a 1000 colaboradores)
- EY – (Mais de 1001 colaboradores)
Public Organizations
- Administração dos Portos de Sines (APS)
- Câmara Municipal de Loures
- Câmara Municipal de Setúbal
Best Wellbeing Program
- Montepio Serviços (Até 250 colaboradores)
- Zurich (251 a 1000 colaboradores)
- Novo Banco (Mais de 1000 colaboradores)
People’s Choice Winners
- Milestone
- Volkswagen Group Digital Services
- Sociedade Central de Cervejas