7 dicas para evitar o trabalho nas horas livres

Mais cedo ou mais tarde qualquer funcionário enfrenta o problema das horas extras. Basta estar envolvido num grande projeto para a probabilidade de verificar o email quando chega a casa depois de um longo dia de trabalho aumentar. A partir desse momento, é apenas uma questão de tempo até começar a verificar emails com mais frequência no horário pós-laboral.

Evitar o trabalho fora do horário do expediente é uma realidade nos dias de hoje, mas os profissionais devem estabelecer os seus limites. A Forbes reuniu as 7 dicas que o vão ajudar a evitar trabalhar nas horas livres.

1.Decida com antecedência quando aceitará – ou não – receber emails do trabalho

Como regra, alguns profissionais não atendem o telefone durante o jantar e colocam o telemóvel no modo “não perturbe” quando estão com a família.

2. Tome cuidado ao dar o seu contato pessoal

Apesar da sua empresa ter acesso ao número do seu telemóvel e da sua residência, não há motivo para partilhar o seu contacto com todos. Vendedores, clientes ou colegas de trabalho talvez queiram ter o seu número, mas vale a pena pensar duas vezes andes de lhes dar o seu contacto.

3. Coloque o seu telemóvel no modo “não perturbe” depois de determinado horário

Muitos profissionais tiram o som do telemóvel depois das 21h30, pois é importante preservar o sono. Ainda assim, alguns aparelhos vão avisar caso ligações de um mesmo número não sejam atendidas duas vezes seguidas, de modo a que consiga receber telefonemas urgentes.

4. Deixe o telemóvel de lado

Não existe regra que diga que não pode deixar o seu telemóvel ou iPad de lado e ignorá-los. Pode deixar o aparelho na cômoda em vez de carregá-lo o tempo todo, o que proporciona um tempo livre longe do ecrã e evita a tendência de verificar os emails mais uma vez.

5. Considere desconectar o email profissional do seu telemóvel

Esta atitude força o profissional a delinear com clareza o tempo livre e o de trabalho. Assim, continua disponível para ligações ou mensagens de texto, mas somente em casos de emergência.

6. Mensagens de texto e ligações do trabalho só em casos de emergência

Não use mensagens de texto como uma forma normal de discutir problemas de trabalho com clientes ou colegas, já que o meio tem um imediatismo que é desnecessário na maioria das vezes. Quase todas as questões de trabalho devem esperar até que o profissional verifique o seu email.

7. Lembre-se de que nem tudo tem de ser respondido imediatamente

Quando receber uma mensagem de texto ou email, não deixe que o meio determine o nível de prioridade. As mensagens tendem a aparecer com uma urgência que pode ou não estar relacionada com a importância da questão. Às vezes, é melhor lembrar as pessoas de que a mensagem não exige uma resposta imediata e, melhor ainda, podemos responder por email ou de uma outra forma de comunicação menos incómoda.

Comentários

Artigos Relacionados

Eugénio Viassa Monteiro, professor da AESE-Business School
Teresa Damásio, administradora do Grupo Ensinus