5 Start-ups inovadoras criadas a pensar nos animais
A “indústria” dos animais de estimação vai de vento em pompa. Os empresários vocacionados para este segmento de mercado, seja em que área for, estão cada vez mais criativos na aplicação da tecnologia ao reino animal.
Serviços de saúde e bem-estar, ou dispositivos portáteis ligados à internet, são algumas áreas que têm posto à prova o espírito empreendedor dos empresários. Estão a transformar em negócio a sua paixão pelos animais e a criar start-ups que desenvolvem ideias inesperadas e inovadoras.
Se está a pensar iniciar-se nesta área, inspire-se no exemplo de cinco empreendedores internacionais que fizeram da paixão pelos animais o seu trabalho.
Animal Therapeutics
A Animal Therapeutics usa os produtos mais inovadores para ajudar cavalos de competição lesionados a recuperarem mais rapidamente, para que possam voltar a competir e apresentarem-se no auge. Esta empresa premiada vende uma ampla gama de produtos, conhecidos internacionalmente, como perneiras, tapetes desportivos, esteiras e unidades de spa.
Jo Schneider, fundador da Animal Therapeutics e empresário, recomenda aos empreendedores inovadores que saiam da sua zona de conforto. “Sejam proativos e aprendam com as experiências. Encontrem pessoas influentes dentro da sua área e peça-lhes conselhos”, sugere.
Dog Vivant
Viajar com cães nem sempre é uma tarefa fácil e, a pensar nisso, a equipa da start-up espanhola Dog Vivant propôs-se ajudar quem está nestas circunstâncias para desfrutarem a sua companhia dos seus animais sem complicações.
A Dog Vivant é uma plataforma online para procurar hotéis e outros locais onde os cães são bem aceites e mais do que isso são bem-vindos. A todos os empreendedores, Elena Fernandez, co-fundadora da Dog Vivant, recomenda que definam bem a sua missão e nunca a percam de vista. E acima de tudo, cerquem-se da melhor equipa possível. Dêem-lhes motivos para serem tão apaixonados pelo projeto como você. Eles serão o melhor recurso e acompanhá-lo-ão no caminho do empreendedorismo”, recomendou.
Rover.com
A Rover.com liga donos de animais de estimação com a maior rede internacional de pet sitters e dog walkers, presente em dezenas de cidades norte-americanas e do Canadá. A plataforma oferece serviços como pet sitting, dog walking entre outros. O co-fundador e CEO do projeto, Aaron Easterly, partilha a sua experiência com outros empreendedores lembrando que cada ideia é diferente e por isso também enfrenta desafios diferentes. Assim, ao mesmo tempo que pode ser útil aprender com as semelhanças entre o seu negócio e outros, é tão ou mais importante perceber as diferenças.”
Pretty Litter
A Pretty Litter consiste numa caixa de areia de gato inovadora, projetada para prevenir problemas de saúde. A areia branca muda de cor quando deteta um problema na urina do gato. Além disso é mais limpo, ecológico e fácil de usar. E, mais importante, pode salvar a vida do seu gato. A par disso, a Pretty Litter ajuda os donos a economizarem dinheiro porque dura mais do que uma areia de marca, ao mesmo tempo que pode reduzir as contas do veterinário.
Inventor e fundador, Daniel Rotman desenvolveu esta ideia depois do seu gato falecer. Como não conseguiu encontrar uma maneira de monitorizar a saúde do gato e detetar problemas, antes de se tornarem graves, criou ele mesmo uma solução. Agora, através da Pretty Litter agora oferece uma areia inovadora e um serviço de entrega mensal em casa dos clientes. A start-up é norte-americana.
FitBark
A tendência para ter uma vida saudável e bem-estar expandiu-se para além dos seres humanos. Os donos de animais de estimação ficam preocupados com os seus amigos de quatro patas e começaram a partilhar hábitos saudáveis com eles. O FitBark é uma aplicação que os auxilia nesta tarefa. Nasceu quando os irmãos Davide e Sara Rossi notaram que o pai precisava de andar mais com o cão. Depois de encontrarem algumas soluções, perceberam que o pai não era o único que tinha esse problema e foi então que viram o potencial de criar algo maior e lucrativo.
Como os co-fundadores explicam, “o FitBark é um dispositivo pequeno que se liga às coleiras dos cães e que ao longo do dia regista os dados da atividade física, que a plataforma de software interpreta para os donos dos animais. O BarkScore mostra se estão ou não a cumprir as metas diárias de atividade.