A foodtech WNWN Food Labs, que cria chocolate sem cacau, foi uma das vencedoras da mais recente edição do From Start-to-Table. Falamos com Ahrum Pak, a cofundadora e CEO, desta start-up inglesa que partilha a sua visão dos argumentos que uma start-up deve usar para vingar.

A start-up inglesa WNWN Food Labs participou na quinta edição do From Start-to-Table, da Startup Lisboa e ganhou na categoria de Novos Produtos de Food & Beverage Sustentáveis. Especialista em fermentação através da qual cria produtos com ingredientes alternativos, como é o caso de um chocolate sem cacau, esta start-up cofundada em 2020, por Ahrum Pak (CEO) antiga financeira e consultora que trabalhou nos EUA, na Europa e na Ásia. Depois de um MBA e de uma carreira nas fintechs, Ahrum Pak quer lidar com o desperdício alimentar e a sustentabilidade. Esta semana aceitou o desafio Link To Leaders para responder a cinco questões.

O que é inovação para si?
A verdadeira inovação é ousar fazer certas perguntas como “porquê?”. Para nós, começou com “Porque é que o chocolate precisa de ser feito de cacau? Porque não de outras plantas que são mais baratas, mais abundantes e menos prejudiciais para o clima”?

Qual é a competência chave para exercer a liderança hoje em dia?
Trata-se de executar bem a visão, mas, uma parte fundamental de executar bem é ouvir: a equipa, os fornecedores, e os clientes.

O que é uma ideia que gostaria de implementar?
Tantas! Mas uma coisa que eu adoraria fazer é viajar devagar. Consideramos as viagens aéreas como um dado adquirido, e eu adoraria ver mais comboios de alta velocidade a atravessar o mundo. Na WNWN, implementámos uma política de viagens verdes para reduzir o nosso impacto no planeta, o que está muito alinhado com a nossa missão.

*Por exemplo, o pitch no Demo Day do programa de aceleração From Start-to-Table, da Startup Lisboa, foi feito de forma virtual e a WNWN Food Labs conseguiu passar bem a sua mensagem e sair vencedora na categoria de “Novos Produtos de Food & Beverage Sustentáveis”.

Que argumentos deve ter uma start-up para atrair investimento?
Esta é uma resposta simplista, mas para nós, atrair o investimento certo resume-se a ter um produto ou ideia convincente e a comunicá-lo da forma mais eficaz. Saber com quem se quer ser parceiro através de um investimento também desempenha um papel enorme.

Que erros nunca deve uma start-up cometer?
Em geral, as start-ups cometerão centenas de erros…se não mais. E, é melhor fazê-los depressa e cedo! Escusado será dizer para não puxar uma Elizabeth Holmes.

Comentários