5 estratégias para as mulheres defenderem os seus interesses no trabalho
Conhecer o seu valor e ser assertiva são procedimentos que ajudam as mulheres a defenderem os seus interesses no local de trabalho. Mas há mais.
Defender os seus interesses é fundamental para que as mulheres tenham sucesso na sua carreira. No entanto, pode não ser uma tarefa fácil.
Um estudo conduzido com funcionários do Google durante mais de dois anos descobriu que a segurança psicológica é um dos cinco principais aspetos que diferencia as equipas de sucesso das restantes. Os funcionários precisam de se sentir confortáveis para assumir riscos e partilhar ideias sem insegurança ou constrangimento.
Um outro estudo refere que as mulheres também se preocupam com a forma como são vistas pelos outros quando defendem o seu espaço ou conquistas no local trabalho. De acordo com uma pesquisa do portal de empregos Indeed, 73% das entrevistadas têm receios em relação à forma como são vistas quando falam bem de si mesmas.
Para ajudar as mulheres a defender os seus interesses no local de trabalho, a Forbes partilha cinco dicas.
1. Conheça o seu valor
Para reivindicar o salário que merece, deve conhecer o seu valor. Isso significa ter conhecimento do mercado. Procure em portais de empregos quanto ganham os profissionais que exercem funções semelhantes às suas. Além disso, converse com os colegas de trabalho, mentores e profissionais de outras empresas para saber o salário praticado n sua área. Se receber uma oferta de emprego, lembre-se de que esse é o momento em que está em vantagem para pedir um aumento salarial. Aproveite ao máximo essa oportunidade.
2. Seja específica nas suas solicitações
Antes de pedir um aumento de salário deve ser capaz de explicar as razões que a levam a tomar essa decisão. Pode ter assumido novas responsabilidades, além das funções que já exerce, ou contribuído para tornar a sua empresa mais lucrativa, por exemplo. Seja específica na sua solicitação de aumento salarial e explique como chegou a esse número.
3. Seja assertiva
A forma como pede uma promoção ou aumento de salário é tão importante quanto o que pede. Ensaie o seu pedido e peça ajuda a amigos e colegas para avaliarem a sua prestação. Isso ajudá-la-á a sentir-se preparada e confiante. Em seguida, agende uma reunião com o seu chefe, de preferência pessoalmente. Na reunião, diga-lhe o valor do aumento salarial que gostaria e argumente com motivos e dados – possivelmente dando exemplos do seu trabalho que o justificam.
Depois, esteja pronto para responder a possíveis perguntas. Se a sua proposta for logo recusada, questione a razão. Se o seu chefem disser que vai considerar o pedido, espere uma semana ou mais para cobrar uma resposta. Se não tiver uma resposta, peça atualizações para saber se a sua proposta foi aceite.
4. Estabeleça limites em vez de simpática
Ser amada é, obviamente, importante. Afinal, queremos trabalhar com pessoas com quem gostamos de estar. No entanto, isso pode tornar-se um problema quando sacrifica o respeito por si mesma para ser simpática. Depois de perder o respeito das pessoas com quem trabalha, é mais difícil defender os seus interesses no trabalho.
Algum desses cenários lhe parece familiar?
- Tenta agradar a todos;
- Tem dificuldade em dizer não a projetos;
- Fica quieto nas reuniões para evitar conflitos.
Infelizmente, quando abre mão do seu poder no trabalho, isso pode levar à falta de respeito dos outros para consigo. Ao estabelecer limites saudáveis, terá mais probabilidade de ser considerada para um aumento salarial e para as promoções que merece.
5. Comemore as suas conquistas
Aprender a comemorar as suas conquistas é uma competência que requer prática. Primeiro, deve deixar de lado a ideia de que se está a valorizar. Em vez disso, pense na autopromoção simplesmente como uma partilha de fatos da sua vida. Em seguida, conte as suas vitórias a pessoas próximas de si. Assim que ficar confortável para partilhar as suas realizações em voz alta, será mais fácil dizê-las num ambiente profissional.