5 dicas para evitar o esgotamento e dar tréguas ao trabalho

A dedicação extrema ao trabalho, a necessidade de querer fazer tudo sozinho, sem delegar tarefas, poucas horas de descanso e elevadas solicitações pessoais são os principais motivos que o podem levar a um burnout. Encontre um equilíbrio nos seus dias para evitar este estado de limite.

Passar demasiado tempo no emprego, trabalhar em casa ou fora do horário de trabalho, estar constantemente atento à caixa de entrada do email e poucas horas de sono por dia. Este é um cenário, no mínimo, comum. O ritmo exigente e alucinante do mercado de trabalho, a exigência do cumprimento de prazos e até as novas tecnologias vieram agravar o desequilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Dias totalmente dedicados ao trabalho e a falta de atividade física são dois exemplos desta ausência de equilíbrio. O site sul africano Business Report reuniu cinco dicas que podem ajudar os empreendedores a evitar o cansaço físico e psicológico, o esgotamento profissional e, principalmente, a depressão.

1. Encontrar tempo para as coisas que ajudam a manter a sanidade
Muitas vezes, o empreendedor deixa de passar tempo com a família ou os amigos para estar apenas focado no seu trabalho. Se o empreendedor adoptar este comportamento com muita frequência, estará a perder momentos de descontração. É importante manter outras atividades fora do trabalho, para que tenha tempo para se reenergizar.

2. Falar com outros empreendedores
Os desafios pelos quais um empreendedor está a passar não são únicos e, por isso, falar com outros empresários sobre os seus problemas pode ser útil. Uma boa conversa sobre problemas comuns pode ser terapêutico e benéfico para os negócios.

3. Fazer pausas para introspecção
Absorvido pelo volume do trabalho, o empreendedor nem sempre percebe os sinais de desgaste. De vez em quando, é importante que faça uma pausa e verifique como está. O empreendedor deve questionar-se sobre o seu nível de irritação, cansaço e desgaste. Se as respostas evidenciarem níveis elevados nestes parâmetros, talvez seja necessário parar um pouco.

4. Fazer uma folga sem se sentir culpado
Um empreendedor deverá agendar momentos de pausa, reservar um tempo para si próprio sem que isso o faça sentir culpado. E para ter a certeza que tudo corre como esperado, o empreendedor deve avisar os clientes com antecedência e delegar tarefas para que o trabalho continue a fluir.

5. Verificar se está num ambiente que permita prosperar
O ambiente e cenário em que o empresário está pode ser determinante para o sucesso ou a diminuição dos índices de pressão e ansiedade. Se, por exemplo, o empreendedor trabalha em casa numa divisão desordenada, isso terá consequências pouco positivas: desorganiza a mente e aumenta os níveis de ansiedade.

Outro ponto que pode despoletar ansiedade resulta quando o fundador, que trabalha em casa, tem que agendar uma reunião importante e precisa de um local. É importante retirar estes pequenos problemas da mente e certificar-se que o ambiente de trabalho é tranquilizante e não limitador.  Por exemplo, escolha um cowork que alugue salas de reuniões ou um espaço que receba “escritórios virtuais”.

 

Comentários

Artigos Relacionados