5 dicas para destacar o seu hotel na era do distanciamento social
A pandemia trouxe grandes desafios ao setor hoteleiro, que teve de adotar novas formas de lidar com o consumidor. Programação e conteúdo adaptados às necessidades dos clientes são duas formas de a sua unidade se destacar em plena época de distanciamento social.
Enquanto o mundo começa a reabrir e a reconstruir-se após o primeiro impacto da Covid-19, as marcas de hotelaria enfrentam um percurso difícil de volta ao topo da montanha. A experiência de hotel como a conhecemos até março pode muito bem nunca mais ser a mesma, ou pelo menos durante os próximos tempos. Esta é uma experiência nova para todos, e não há um plano de jogo comprovado para reabrir com sucesso após uma pandemia.
Mas tal não quer dizer que os hotéis não tenham capacidade para recuperar a popularidade e lucro de outros tempos. Antes têm de ser criativos quanto à forma de erradicar os receios dos consumidores e de ajustarem as experiências dos clientes para ir ao encontro das necessidades de distanciamento social.
Há hotéis que estão a implementar ideias para resolver a questão, avança a Forbes americana, que fornece dicas aos marketeers das cadeias hoteleiras sobre como melhor comunicar os novos conceitos aos consumidores que ainda se sentem hesitantes em viajar.
1. Estadia sem toque
Para aliviar o atual maior obstáculo na recuperação dos hotéis – o medo dos consumidores –, muitas unidades estão a começar pelo óbvio: experiências sem toque. Este conceito tornado popular pelo hotel Public em Nova Iorque há vários anos é concretizado através de uma aplicação própria que permite aos hóspedes fazer check in e o download das chaves do quarto no telemóvel e fazer o check out sem qualquer interação com a receção. A aplicação também permite que os hóspedes solicitem serviço de quarto, reservem experiências ou conversem com os funcionários – tudo sem tocar em nada a não ser os seus telemóveis.
O ângulo de marketing: a estratégia de sem toque do seu hotel deve ser comunicada no âmbito da política da Covid-19, que pode destacar no seu site, nas redes sociais e nas campanhas via e-mail. Esta passa a ser parte integrante de todas as mensagens do seu hotel, e será uma primeira impressão crucial para os consumidores que estão a entrar em contacto com a sua marca.
2. Experiências culinárias socialmente distanciadas
A oferta de comida e bebidas é parte integrante da experiência de hotel que todos conhecemos, mas não é particularmente adequada nesta época de distanciamento social. Há que começar por priorizar os assentos e criar espaço adicional entre cada mesa; e há que ser criativo nos novos programas para melhorar a experiência no local.
Algumas marcas americanas estão a oferecer kits de churrasco para os hóspedes grelharem nas suas vilas, bem como cestos de piquenique para as famílias e casais desfrutarem ao ar livre. Outras estão a criar kits de happy hour para os quartos (em que os hóspedes fazem as suas receitas e bebidas) para combinar com os cocktails dos bares das unidades.
O ângulo de marketing: embora as alterações de assentos na restauração pertençam à política Covid-19, a nova programação pode apresentar incentivos atraentes para pacotes e promoções. Transforme as novas ofertas em promoções de escapadinhas de verão e distribua-as nas campanhas de marketing via email segmentadas de forma criteriosa, nos anúncios nas redes sociais e nos anúncios pay-per-click.
3. Programação no exterior potenciada
Embora as experiências ao ar livre possam ser difíceis de organizar no caso dos hotéis urbanos, não são um quebra-cabeças para qualquer resort de montanha, de praia ou de aventura. Sabendo que os resorts já estão bem posicionados para capitalizar o que muitos especialistas preveem que seja um aumento nas viagens locais, as experiências únicas ao ar livre são uma ótima maneira de distinguir a sua marca da concorrência e aproveitar ao máximo a procura do consumidor.
Seja uma excursão de escalada, uma experiência de pesca, uma aventura de esqui ou um passeio exclusivo no campo de golfe, ter uma programação robusta de experiências (com guias especializados) será um divisor de águas nos próximos meses e até anos.
O ângulo de marketing: as experiências no exterior são feitas sob medida com campanhas de marketing de conteúdo atrativas, seja via conteúdo escrito num blog ou vídeos apelativos. Qualquer que seja o mais eficaz para a sua marca, assuma o compromisso de criar conteúdo personalizado e acionável, e invista tempo e recursos para garantir que, a cada experiência ao ar livre, esta é partilhada por nomes online sonantes/respeitados.
4. Ofertas privadas de bem-estar e de fitness
Dado o risco adicional de transmissão nos espaços de alto toque, como ginásios e spas, muitos hotéis estão a investir em formas de levar o bem-estar e fitness à experiência no quarto. No fitness, as bicicletas fixas e pequenos ginásios são populares, enquanto no spa há as consultas virtuais e kits de bem-estar faça-você-mesmo. São muitos os hotéis a permitir que os hóspedes aluguem à hora zonas públicas, como ginásios, jacuzzis, saunas ou espaços de ginástica, que podem ser transformados num pacote-experiência exclusivo e luxuoso.
O ângulo de marketing: o marketing de conteúdo também pode causar grande impacto, não apenas ao inspirar os hóspedes a experimentar coisas novas, mas ao levarem a experiência do hotel para casa após a estadia. E podem explorar oportunidades de parceria com os fornecedores de bem-estar e de fitness, aproveitando os seguidores das redes sociais uns dos outros para alcançar novos públicos e reativar os fãs existentes.
5. Taxas de limpeza como a nova tarifa de resort
O aumento na limpeza foi o primeiro item do orçamento a ser adicionado por muitos hotéis como resultado da Covid-19, e não vai desaparecer tão cedo. Para pagar as novas despesas, as taxas de saneamento podem muito bem ser as novas taxas de resort no funil da marcação de hotéis. É fulcral que as unidades hoteleiras sejam bem claras quanto ao que as taxas de limpeza acarretam e como melhoram a experiência do hóspede no local.
O ângulo de marketing: além de comunicar medidas de limpeza, verifique que descreve os itens de modo claro no processo de reserva. Mesmo que a limpeza custe um pouco mais para o hóspede, lembre-se de que é algo que a maioria das pessoas vai entender e agradecer. Portanto, não tenha receio de a comercializar como uma comodidade adicional, como parte da experiência na unidade.
Nos próximos meses vamos provavelmente ver cada vez mais criatividade, à medida que os hotéis forem forçados a adaptar a oferta às novas necessidades dos consumidores preocupados com a Covid-19. Por enquanto, estas iniciativas podem ajudar a sua unidade a destacar-se e a reclamar a sua parcela na historicamente baixa procura de viagens. Há que avançar com ousadia e assumir riscos.