5 dicas para criar um plano de marketing para a sua start-up
A eficiência das campanhas de marketing pode ditar o sucesso da sua start-up. Conheça cinco passos simples para planear e organizar melhor o seu plano de marketing.
Já tem a validação do produto/serviço que a sua start-up desenvolveu e está pronto para se lançar ao mercado. A partir daqui nasce o dilema: qual a melhor forma de dar a conhecer o seu projeto para começar a angariar clientes.
A resposta a estes problemas é criar uma estratégia de marketing eficiente. O objetivo dos cinco passos seguintes é ajudá-lo a implementar uma estratégia deste género de forma metódica.
- Comece por conhecer os seus potenciais clientes
Antes de criar um orçamento tem de descobrir os melhores canais para chegar à sua audiência, de forma a aumentar a eficiência do dinheiro que vai investir.
Que idade tem o seu cliente tipo? Qual é o salário médio? Onde é que vive? Quais são os principais sítios onde estas pessoas interagem com marcas como a sua?
- Desenvolva o seu plano de marketing
Depois de ter respondido às questões acima, o mais provável é já ter algumas respostas sobre como interagir melhor com os seus potenciais clientes.
Há várias maneiras de o fazer: nas redes sociais através de publicações comuns ou patrocinadas, através da contratação de um produtor de conteúdos para o ajudar com o marketing de conteúdo, ou recorrendo a email ou mesmo offline.
Estes componentes têm de ser tidos em conta na elaboração de um plano de marketing (o que não significa que tenha de usar todos os veículos – utilize apenas os que fazem mais sentido).
Num exemplo simples – excluindo o marketing offline – um plano apareceria da seguinte maneira:
Marketing via email: enviar mensalmente promoções para a lista de contactos;
Redes sociais: Atualizar diariamente;
Marketing de conteúdos: publicar três vezes por semana;
- Pesquise os custos
O próximo passo é perceber quanto é que vai custar. Lembre-se que mesmo que as plataformas sejam gratuitas, como é o caso das redes sociais, vai acabar por gastar dinheiro em recursos humanos, que – mesmo que não sejam contratados para tratar deste tipo de assuntos – estão a perder tempo de trabalho, o que corresponde a dinheiro.
Tem de optar entre ter tempo para aprender como tratar do marketing ou ter dinheiro para pagar a alguém que o faça. Numa start-up seria aconselhável haver um balanço entre as duas.
- Organize os custos hierarquicamente
Depois de ter pesquisado a fundo todos os custos possíveis dos seus canais de marketing e de ter chegado a um valor é importante ver o seu plano de marketing como um todo. Consegue pagar tudo ou supera o seu orçamento?
Ter consciência de que alguns custos, como uma subscrição de serviços de email marketing, podem ser pagos mensalmente, facilitam o orçamento, enquanto outros, como o custo de contratar um designer para desenhar uma newsletter, por exemplo, podem fazer com que tenha de despender de uma só vez de uma grande quantia de dinheiro.
Pode ainda poupar dinheiro de algumas maneiras. Há empresas de software que fazem promoções se pagar de imediato a totalidade do ano, o que pode ser um bom investimento caso saiba à partida que vai continuar a usar o programa.
- Teste, analise e mude
É importante que tenha consciência de que a sua estratégia de marketing não é definitiva. Pode sempre testar maneiras novas de chegar aos consumidores, como publicidade nas redes sociais. Faça testes de alguns meses, meça os resultados e veja se há retorno sobre o investimento. Se estiver a dar bons frutos, continue a apostar. Caso não esteja a dar os resultados pretendidos, pare de apostar dinheiro naquele canal e foque-se no que está a funcionar.