5 concorrentes europeus do Google para ficar atento
Líder indiscutível dos motores de busca a nível internacional, o Google pode vir a sofrer a concorrência de algumas alternativas europeias que começam a conquistar espaço.
À medida que as preocupações de privacidade dos utilizadores de motores de busca aumentam, a procura por mecanismos de pesquisa mais focados nesta vertente, assim como noutros benefícios, também têm sido alvo de uma procura crescente. Em resposta, são vários os projetos que começam a ser uma alternativa aos líderes. A Europa tem sido palco de algumas dessas alternativas como identificou a EU-Startups que listou cinco mecanismos de pesquisa, com foco na privacidade, previamente testados.
Ecosia – Este motor de pesquisa criado em Berlim, em 2009, é conhecido pelo seu compromisso com o meio ambiente ao usar parte dos seus lucros para plantar árvores em todo o mundo. No que toca às suas funcionalidades como motor de busca, o Ecosia pode ajudá-lo com as suas pesquisas online, usando a tecnologia de pesquisa do Bing, com seus próprios algoritmos. Se o utilizador estiver preocupado com a privacidade dos seus dados, o Ecosia assegura que nunca venderá informações a anunciantes nem rastreará a sua atividade na Internet.
Mojeek – Em 2009, o Mojeek foi o primeiro mecanismo de pesquisa a afirmar que não rastreia os utilizadores e assume-se comprometido com a privacidade desde então. Com sede em Brighton, Inglaterra, a empresa foca-se no fornecimento de resultados de pesquisa independentes, alternativos e imparciais, sem rastreamento do utilizador. A sua vantagem competitiva é que não depende de outros mecanismos de pesquisa para os seus resultados e continua a ser o único mecanismo de pesquisa baseado em crawler construído na Inglaterra para indexar mais de um bilião de páginas.
Este provedor não recolhe dados do utilizador, incluindo endereços de IP, comportamento de cliques ou histórico de pesquisa. Apoiado por uma injeção de capital de um investidor privado no final de 2019, o Mojeek planeia melhorar a qualidade dos resultados de pesquisa e adicionar recursos novos, como mapas e listas de empresas. Além disso, a Mojeek também se orgulha das suas credenciais ambientais, tendo os seus servidores hospedados no data center mais ecológico do Reino Unido, o Custodian.
Qwant – É outro mecanismo de pesquisa voltado para a privacidade com sede em França. Lançado em 2013 por Jean Manuel Rozan, finaceiro, e Éric Leandri, especialista em segurança de TI, o Qwant disponibiliza todos os seus resultados numa única página da web. Sites, redes sociais, fotos, vídeos, compras, músicas … tudo é facilmente acessível através de uma única pesquisa. A vantagem competitiva é a privacidade. Não rastreia o que o utilizador faz ou pesquisa online, não usa cookies, nem recolhe dados de navegação ou faz qualquer tipo de perfil de dados.
Também tem um mecanismo de pesquisa direcionada para crianças, o Qwant Junior. Adaptado para ser utilizado em touch screen, o Qwant Junior remove os resultados de sites inadequados e apresenta resultados que têm valor educacional reconhecido.
Swisscows – Esta é a resposta da Suíça ao Google. Lançado em 2014, o Swisscows apresenta-se como o primeiro “mecanismo de resposta” inteligente com base no reconhecimento de informações semânticas juntamente com assistência de busca intuitiva.
No seu esforço de criar um espaço protegido para os utilizadores da internet, o motor de pesquisa não regista o seu endereço de IP ou o navegador usado. Além disso, não grava o histórico de pesquisa, não regista nenhuma estatística sobre os seus visitantes e não usa segmentação geográfica.
Todos os seus servidores estão na Suíça onde as leis de proteção à privacidade são bastante rígidas. A empresa valoriza o conteúdo familiar da Internet e por isso filtra todos os resultados pornográficos e violentos das pesquisas.
Algolia – Criado em França, o Algoria desenvolveu uma plataforma de busca como serviço, permitindo que as empresas implementem a busca nos seus sites e aplicações móveis de forma rápida. O mecanismo de pesquisa desta start-up apoiada pelo Y Combinator oferece pesquisa de texto completo, numérica e facetada, capaz de fornecer resultados em tempo real desde o primeiro toque de tecla, em menos de 100 ms. Hoje, já são cerca de oito mil empresas, incluindo Stripe, Discovery, Medium, LVMH ou Lacoste, por exemplo, que recorrem ao Algolia para gerir 70 biliões de consultas por mês.
Em outubro de 2019, a start-up fechou uma ronda da Série C de cerca de 93 milhões de euros, elevando o seu financiamento total para 155 milhões. Entre os seus investidores estão nomes como Accel Partners, Alven, DAG Ventures, Founders Circle, Owl Rock Capital, Point Nine Capital, SaaStr Fund, Salesforce Ventures, Storm Ventures e World Innovation Lab.








